Você tem perfil para morar em condomínio?

Adriana Velozo

O ano começa e você tem planos de colocar em prática o sonho de comprar imóvel próprio, e buscando segurança, praticidade e lazer, pensa na opção de ser um apartamento.

• Morar em apartamento é uma escolha que tem crescido bastante nos últimos anos e pelos mais variados motivos e vantagens. Afinal, existem apartamentos nas mais diversas faixas de preço e que, no geral, costumam ser mais baratos do que uma casa, além de muitas pessoas acharem que ele dá menos manutenção e oferece opções de entretenimento e lazer para toda a família.

• Nesse sentido, os condomínios fechados são pequenos paraísos protegidos por vários tipos de sistemas de segurança e são o sonho de muitos que desejam conciliar o sossego de um espaço privativo e a facilidade de mobilidade dos centros urbanos.

Para muitos compradores, a grande vantagem é ter a tranquilidade de que toda a estrutura comum é administrada sem que precise se preocupar.

• Mas antes de tomar uma decisão tão importante você deve primeiro analisar se tem um perfil para morar neste tipo de imóvel.

• O ideal é conhecer as regras do condomínio do apartamento que você pretende morar antes de se mudar, para saber se elas se aplicam ao seu estilo de vida ou não. Algumas atitudes podem gerar multas ou desconfortos aos outros moradores. Contudo, seguindo as regras e fazendo sua parte, as vantagens de morar em apartamento são inúmeras.

Entendo que o requisito mais importante para se viver em um condomínio é a tolerância.   Portanto, se seu nível deste requisito é baixo, você provavelmente terá muitos problemas, pois viver em comunidade e ter que acatar as decisões tomadas pela maioria, mesmo que não lhe agrade, não é uma situação fácil para algumas pessoas.

• Tem também o fato de que por mais que as regras do local sejam rígidas, não há como assegurar que não haverá um vizinho ouvindo um som alto, fazendo uma festa e extrapolando o horário permitido, que um cachorro não irá latir e que vez ou outra haverá alguma situação que lhe trará um certo desconforto.

• Há também que se verificar antes de fechar a compra de seu apartamento se a acústica do local é boa, pois se não for, os incômodos em relação a barulho ficarão ainda mais intensos. As paredes que separam um apartamento do outro costumam ser mais finas que as de casas.

Algumas dicas para se viver em harmonia apartamento são:

  • Respeitar as regras do condomínio;
  • Não deixar animais de estimação soltos na área comum e recolher suas sujeiras nos passeios;
  • Manter um volume baixo do som, mesmo durante o dia;
  • Caso tenha algum problema, tentar resolver de forma amigável e pacífica.
  • Respeitar o horário de silêncio e a privacidade de seus vizinhos;
  • Ser educado com o próximo;

Importante antes de fazer sua compra, analisar o perfil do condomínio, para saber se atenderá suas necessidades, pois terá que conviver com seus vizinhos nas áreas comuns e se adaptar às regras.

Se ao avaliar estas situações você acha que as vantagens de ter segurança, lazer e uma boa infraestrutura sempre à sua disposição, sobrepõem às questões pontuadas, você tem o perfil certo para viver em apartamento e certamente se sentira realizado. 

MAIs LIDAS