Venha participar! População é convidada para conhecer e debater Plano Municipal da Mata Atlântica, nesta terça-feira (14)

Prefeitura de Jacareí convida população para conhecer e debater Plano Municipal da Mata Atlântica, nesta terça-feira (14) 

Nesta terça-feira (14), por iniciativa do Conselho do Meio Ambiente, acontecerá reunião ordinária na Câmara Municipal de Jacareí, às 19h, para divulgar para todos os interessados no tema o projeto executivo, já com metas e prazos, e receber os apontamentos. A Prefeitura de Jacareí, por meio da parceria com o Instituto Suinã e Fundação SOS Mata Atlântica, avança no sentido de aprovar e implantar o Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA), no município.

O evento é aberto ao público. Vereadores, entidades, membros da sociedade civil e população em geral estão convidados a participar. O passo seguinte, com a aprovação do Conselho, é transformar o PMMA em lei pela Câmara Municipal.  

A Fundação SOS Mata Atlântica e Suzano Celulose são parceiras no projeto “Planos da Mata”, iniciativa que visa fortalecer a governança dos municípios para a proteção e uso sustentável da Mata Atlântica, aliando desenvolvimento econômico e social, por meio da elaboração dos Planos Municipais da Mata Atlântica. 

A etapa de diagnóstico, para construção e consolidação de formato do PMMA do município de Jacareí, foi estabelecida sob estratégia de cruzamento, integração das informações provenientes do circuito de reuniões, oficinas participativas e questionários, provenientes das análises geoespaciais de elementos e aspectos que representam importantes fontes de diagnóstico, para definição de áreas prioritárias para restauração e conservação, incluindo os dispositivos legais de proteção ambiental e da biodiversidade. 

 O objetivo central deste PMMA é a conservação e restauração da Mata Atlântica de Jacareí, buscando integrar diferentes ações, como: Educação Ambiental; revisão de ferramentas de gestão para implantar ações de fiscalização e monitoramento específicos; técnicas de agricultura conjugadas à conservação ambiental; incentivos financeiros para a conservação, proteção e restauração de ambientes naturais e visando também o aumento da resiliência do munícipio frente às mudanças do clima. 

MAIs LIDAS