
Um dos fundadores da cultuada Banda Mantiqueira, com a qual se apresenta há 35 anos, o trompetista paulista Walmir Gil se apresenta com show gratuito, dia 27 às 20h na Sala Mario Lago em Jacareí, e também em São José dos Campos e Santo Antonio do Pinhal. Intitulado “Walmir Gil Quinteto”, o projeto homenageia o compositor acreano João Donato, com releituras de suas canções na linha do “afro latin jazz”.
Segundo Walmir Gil, João Donato, falecido em 2023, era um pianista admirável e autor de uma obra musical cheia de personalidade. “Ele era um cara muito simples. Não usava uma harmonia complexa, mas conseguia transmitir o que queria. Sempre gostei muito dele”, comenta. Essa afinidade já se refletia no trabalho do trompetista desde a década de 70, no início de sua carreira profissional, quando tocava em bailes na cidade litorânea de Santos (SP) com prazer especial, um arranjo de “Lugar Comum”, uma das canções mais belas desse músico e compositor acreano que ficou reconhecido por misturar ritmos, especialmente bossa nova, o jazz, o funk americano e ritmos caribenhos (mambo, salsa).
Cinco décadas mais tarde, ao pensar em um projeto para o seu terceiro disco como solista, Gil lança o álbum “João Donato, Sempre Presente”. A escolha faz uma homenagem a Donato não só por admirá-lo como pianista, mas também pelo prazer ao interpretar composições que revelam uma obra musical cheia de personalidade. “As músicas que você gosta de tocar sempre serão tocadas com o coração”, reflete Gil.
Repertório do show: Gil revisita alguns clássicos do repertório jazzístico, que já tocou em outros momentos de sua carreira. É o caso de “Caravan”, uma das composições mais populares do grande pianista e band-leader Duke Ellington, que ganha neste show um arranjo típico de jazz latino. Nessa mesma linha, Gil também toca “Claudia”, bolero do pianista cubano Chucho Valdés, que este gravou com o clarinetista Paquito D’Rivera, seu antigo parceiro na lendária banda cubana Irakere.
Duas clássicas baladas do repertório do jazz, que foram gravadas por inúmeros solistas e orquestras desse gênero, “Stella By Starlight” (de Victor Young) e “Autumm Leves” (de Joseph Kosma), serão lembradas antes de tudo pelas emocionantes versões do trompetista Miles Davis, uma das influências musicais que Gil cultiva há décadas.
Finalmente, entre as oito composições de Donato que gravou em seu álbum, o trompetista paulista selecionou a doce “A Paz”, a hipnótica “Lugar Comum”, a abolerada balada “Até Quem Sabe”, o samba “Minha Saudade”, a rumba “Emoriô” e a dançante “Bananeira”.
O quinteto é formado por craques da cena instrumental de São Paulo, entre eles o pianista e tecladista Bruno Cardozo e o contrabaixista Carlinhos Noronha, que já tocaram com uma constelação de astros do jazz brasileiro e da música popular brasileira. Atualmente em turnê de shows pela Europa, o baterista Cuca Teixeira será substituído pelo experiente Jônatas Sansão. Mais recente no quinteto, a percussionista argentina Caro Cohen traz muita energia e intimidade com o universo dos ritmos afro-cubanos e da música latina.
Formado por craques da cena instrumental de São Paulo, com os quais Gil se apresenta há mais de 20 anos, esse grupo conta com o pianista e tecladista Bruno Cardozo e o contrabaixista Carlinhos Noronha, que já tocaram com uma constelação de astros do jazz brasileiro e da música popular brasileira.
Atualmente em turnê de shows pela Europa, o baterista Cuca Teixeira será substituído pelo experiente Jônatas Sansão. Mais recente no quinteto, a percussionista argentina Caro Cohen traz muita energia e intimidade com o universo dos ritmos afro-cubanos e da música latina.

Empresa Jornalística e Cultural Semanário de Jacarei Ltda.
CNPJ: 20.128.966/0001-16
Diretora geral: Inez Valezi
Idealização/desenho: Inez Valezi
Design/produção: Matutar.com
Tel: 12- 98125.9297
Todos os direitos reservados.
Este é o WhatsApp do Semanário de Jacareí e Região, em que podemos ajudar?