Os Agentes de Combate às Endemias vistoriaram mais de 3 mil imóveis durante a Avaliação de Densidade Larvária (ADL) e encontram água parada em diferentes tipos de recipientes. O Índice Breteau (IB) registrou 3,2 na última ADL realizada pela Secretaria de Saúde de Jacareí, em janeiro deste ano, e aponta para um estado de alerta em relação à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
Com os relatórios da ADL, foi possível elencar os cinco locais onde mais foram encontradas larvas do mosquito Aedes aegypti, dentro dos imóveis:
Além destes, outros locais encontrados com larvas foram: vasos sanitários, pratinhos de plantas, frascos e potes plásticos, sucatas, piscinas desmontáveis, ralos, entre outros.
Dentre os principais grupos de recipientes onde foram encontradas amostras positivas para o mosquito Aedes aegypti, destacam-se os recipientes móveis com 46,4%, que são recipientes que apresentam alguma utilidade para o morador e que podem ser movidos ou alterados de posição, e os recipientes passíveis de remoção ou alteração com 21,6%, que são recipientes que podem ser descartados ou sofrer algum tipo de alteração em sua forma, podendo ser amassados, furados ou virados para baixo, para não acumular água.
Por isso, é extremamente importante que a população cuide do seu quintal, mantendo limpo e livre de água parada. Com medidas simples, é possível frear o avanço da proliferação da dengue!
Confira as dicas
Mais informações
Para acompanhar todas as ações que a Prefeitura tem realizado para combater a dengue em Jacareí, clique AQUI.
Pare realizar denúncias de locais com possíveis criadouros do mosquito, entre em contato pelo 156, pelo Atende Bem Online ou presencialmente, na Praça dos Três Poderes, nº 73, Centro. Existe, também, a opção do telefone 0800 016 – 3010.
Empresa Jornalística e Cultural Semanário de Jacarei Ltda.
CNPJ: 20.128.966/0001-16
Diretora geral: Inez Valezi
Idealização/desenho: Inez Valezi
Design/produção: Matutar.com
Tel: 12- 98125.9297
Todos os direitos reservados.
Este é o WhatsApp do Semanário de Jacareí e Região, em que podemos ajudar?