A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, está bem próxima de alcançar uma das metas estabelecidas em sua jornada de Diversidade, Equidade e Inclusão, que é alcançar 30% de mulheres em cargos de liderança (gerência e superiores) até o final de 2025. Em 2024, a companhia alcançou 27,3% de mulheres nessas posições, refletindo a efetividade de suas ações estratégicas e programas internos voltados para o desenvolvimento e retenção de talentos femininos.
Ao longo de 2024, a companhia registrou aumento no número de mulheres promovidas. Do total de admissões para posições de gerência e cargos superiores, 40% foram de mulheres, um avanço em relação aos 33% registrados em 2023. Somente para cargos de gerência funcional, 38% das promoções foram de mulheres, índice também superior aos 25% registrados em 2023.
A empresa também registrou resultados positivos em suas iniciativas de recrutamento e promoção em 2024. Nos programas de Estágio, 64% das contratações foram de mulheres; nos programas de Trainees e Jovens Executivos, o índice de mulheres contratadas foi de 57%; e no programa Jovem Aprendiz, 56% das vagas também foram ocupadas por mulheres.
Presença de mulheres na Unidade de Jacareí
A história de Andreia Aparecida Leite de Souza na Suzano é um exemplo inspirador de como a empresa transforma potenciais em lideranças de excelência. Atual coordenadora de Fábrica na Unidade Jacareí, ela construiu uma carreira marcante desde seu ingresso como operadora em 2001, superando desafios e redefinindo paradigmas em um ambiente industrial tradicionalmente masculino.
“Quando entrei na Suzano há 22 anos, encarei meu primeiro grande desafio: ser a primeira mulher na área de Segurança da unidade”, recorda Andreia. “A empresa me deu oportunidade, mas coube a mim provar minha capacidade técnica e quebrar preconceitos. Cada obstáculo superado fortaleceu minha resiliência e me preparou para os desafios da liderança”, conta.
Sua ascensão não foi fruto do acaso, mas de um cuidadoso plano de desenvolvimento. “A Suzano investiu ativamente na minha formação, permitindo que eu rotacionasse por diferentes áreas operacionais antes de assumir a coordenação. Essas experiências práticas me deram a visão holística necessária para liderar uma fábrica complexa”, explica.
Para avançar em direção à meta de alcançar 30% de mulheres em cargos de liderança, a Suzano realiza ações contínuas para ampliar a participação feminina, com foco na atração, retenção e desenvolvimento de talentos em posições estratégicas e operacionais.
Entre os destaques estão o Programa Cultivar, que capacita mulheres para atuar nas operações florestais da empresa com possibilidade de contratação ao final do treinamento, e o D+, que visa acelerar o desenvolvimento de mulheres e pessoas negras para cargos de liderança. Em 2024, mais de 200 pessoas foram impactadas por essa jornada, sendo 66% mulheres, por uma jornada de desenvolvimento que incluiu mentoria, workshops e exposição a oportunidades internas.
Mais detalhes sobre a evolução dessa e de outros compromissos da Suzano, podem ser consultadas no Relatório de Sustentabilidade, disponível para consulta por meio do link www.suzano.com.br/relatorio2024.
Empresa Jornalística e Cultural Semanário de Jacarei Ltda.
CNPJ: 20.128.966/0001-16
Diretora geral: Inez Valezi
Idealização/desenho: Inez Valezi
Design/produção: Matutar.com
Tel: 12- 98125.9297
Todos os direitos reservados.
Este é o WhatsApp do Semanário de Jacareí e Região, em que podemos ajudar?