Secretaria de Cultura celebra o Mês da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha com programação especial nos equipamentos municipais

  • 28 de junho de 2023
  • Geral
Crédito: Freepik

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia a programação especial para celebrar o Mês da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.

O Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha foi instituído em 1992, no 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, na República Americana, que tinha como objetivo dar visibilidade à luta das mulheres negras contra o racismo, exploração, machismo e misoginia. 

No Brasil, a data também tem o propósito de dar visibilidade para o papel da mulher negra, através da figura de Tereza de Benguela que foi a líder do Quilombo Quariterê e, por 20 anos, liderou a resistência contra o governo escravista e coordenou as atividades econômicas e políticas do Quilombo.

A SMC fecha o mês de julho com a comemoração dos 16 anos do Festival Latinidades. Considerado o maior festival de mulheres negras da América Latina, envolvendo anualmente todas as regiões brasileiras, com crescente participação internacional (+ de 20 países). Uma iniciativa contínua de promoção de equidade de raça, gênero e plataforma de formação e impulsionamento de trajetórias de mulheres negras nos mais diversos campos de atuação. 

O Festival busca desenvolver diálogos com o poder público, organizações não-governamentais, movimentos sociais e culturais, universidades, redes, coletivos e outros grupos. Um espaço para convergir iniciativas do estado e da sociedade civil relacionadas ao enfrentamento do racismo, sexismo e promoção da igualdade racial. 

Neste ano o festival traz como tema o Bem Viver, que tem a ascendência mais conhecida nos povos originários Aymara e Kichwa e encontra ressonância nos modos de viver dos povos da floresta e povos tradicionais da América Latina. O conceito de Bem Viver vem, cada vez mais, ganhando força em toda a região, mesclando-se a outras epistemologias que confrontam diretamente o modelo vigente desenvolvimentista e exploratório da natureza e dos seres humanos.

“O Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha representa a força e potência das mulheres negras. Por isso, fizemos questão de celebrá-la com uma programação de artistas pretas, espalhadas por São Paulo”, afirma a Secretária de Cultura Aline Torres.
As ações promovidas pela Secretaria de Cultura que compõem a programação do mês buscam promover uma reflexão sobre este tema, ao mesmo tempo em que celebra as conquistas e a importância da mulher negra com debates, palestras, oficinas, vivências, painéis, conferências, lançamentos literários, rodada de negócios, desfiles e apresentações de dança, feira de empreendedorismo, teatro e música.

MAIs LIDAS