Saiu a 6ª Edição do Raio X do Investidor 2023!

Saiu agora em março a pesquisa Raio X do Investidor 2023 que está em sua 6ª. Edição e é realizada pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercado Financeiro e de Capitais) em parceria com o Datafolha que entrevistou 5.828 pessoas, acima de 16 anos, de todas as classes A/B, C e D/E economicamente ativas além de aposentados e inativos com e sem renda. A apuração se deu em todas as regiões do país entre os dias 9 e 29 de novembro de 2022 e tem como principal objetivo demonstrar a relação dos investidores com seu dinheiro, com os investimentos, com as instituições financeiras e com os produtos ofertados pelo mercado apresentando também um panorama desafiador, pós-pandemia, onde muitos brasileiros tiveram que sacar recursos de suas reservas e aplicações financeiras ou tiveram que renunciar a algum bem que integrava seu patrimônio para cobrir dívidas. Somado a tudo isso, muitas famílias fizeram uso do cheque especial e pagaram juros altíssimos do rotativo do cartão de crédito ou, até mesmo, tomaram algum empréstimo para superar o cenário de crise econômica mundial que se traduziu em reflexos sentidos até hoje no dia a dia da população brasileira.

Apenas 32% das pessoas conseguiram economizar em 2022, ou seja, 53 milhões de pessoas sendo que a Classe A/B (52%) e C (31%) foram as que mais economizaram neste universo de poupadores. Este aumento de poupança também pode ser explicado como uma das consequências oriundas da pandemia já que o brasileiro sentiu “na pele” a importância de poupar e de possuir reservas para situações emergenciais e que o seguro de vida é fundamental para o estabelecimento econômico de uma família.

Fonte: Relatório Raio X do Investidor 2023 – ANBIMA

O estudo ocorrido em 2022 demonstra também que as principais ações tomadas para tentar economizar foram deixar de sair, uma maior conscientização financeira, como evitar compras desnecessárias, controlar despesas, separar parte do salário e realizar pesquisa de preços. Segundo ainda a pesquisa, houve também um aumento de pessoas que aplicaram seu dinheiro em produtos financeiros sendo que a tendência é que este resultado continue a crescer nos próximos anos. Outro ponto importante é que o percentual de quem “não investe de jeito nenhum” caiu e aqueles declarados como “não investidores” que desejam investir ainda neste ano, por sua vez, subiu.

Fonte: Relatório Raio X do Investidor 2023 – ANBIMA

De tudo que eu li o que me chamou mais a atenção foi no aspecto do Planejamento Financeiro para a Aposentadoria onde há uma distância grande entre Expectativa versus Realidade dos Aposentados e “Não aposentados” no Brasil. O estudo demonstrou que 51% dos “Não aposentados” acreditam que sua aposentadoria virá da previdência pública (INSS) mas, quando observamos os fatos, tomando como referência o depoimento dos Aposentados, 90% tem como a seguridade social (INSS) sua principal fonte de renda. Resolver estas distorções enquanto ainda há tempo, principalmente para as classes A/B e C, é fundamental para que se possa manter os custos de uma vida minimamente razoável na velhice que está muito mais perto do que se imagina para alguns e que para outros já é realidade ou está muito próximo disso ocorrer.  E, por fim, um último dado bastante preocupante é que 58,1% dos entrevistados pretende se aposentar mas ainda não começou a poupar demonstrando que é necessário continuar educando financeiramente a população brasileira, de forma que, possam se preparar para esta nova etapa da vida onde as oportunidades são mais escassas e o vigor físico já não é mais o mesmo de 30, 40 anos atrás.

Fonte: Relatório Raio X do Investidor 2023 – ANBIMA

A pesquisa completa pode ser baixada no portal da ANBIMA em https://www.anbima.com.br/pt_br/especial/raio-x-do-investidor-2023.htm

Se você quer saber mais sobre este ou outros assuntos financeiros que podem afetar seu hoje, mas também o seu amanhã procure um Planejador Financeiro com a certificação CFP
®.

Rogério Nakata é Planejador Financeiro CFP® da Economia Comportamental e palestrante sobre os temas Educação Financeira e Planejamento Financeiro de grandes organizações.
E-mail: atendimento@economiacomportamental.com.br

MAIs LIDAS