A Secretaria de Assistência Social, lançou uma campanha para conscientizar a sociedade sobre a importância do trabalho social na ressocialização de pessoas em situação de rua, ofertando acolhimento, cuidados e novas oportunidades para um futuro com mais dignidade.
A campanha também traz um alerta importante sobre os efeitos da doação de esmolas. Segundo a secretária de Assistência Social, Juliana Dualibi, “essa prática pode, muitas vezes, acabar sustentando vícios e contribuindo para a permanência dessas pessoas em condições de vulnerabilidade e risco nas ruas da cidade. Temos equipes preparadas para dar todo suporte e acolhimento, por isso a importância dessa campanha e de sempre acionar a Prefeitura”.
História de Superação Inspira a Campanha:
Um dos exemplos de sucesso do trabalho da Assistência Social em Jacareí é o de Volner Antunes Lemos, de 52 anos. Morador de Jacareí, viveu por anos em situação de rua devido ao uso de drogas. Sua trajetória começou a mudar em 2012, ao receber apoio do Centro Pop, onde regularizou documentos, cuidou da saúde e fez cursos como pintura e computação, além de receber suporte psicológico e social.
Em 2013, incentivado pela equipe, prestou vestibular na ETEC de Jacareí para o curso de Agrimensura, foi aprovado e se formou como topógrafo. Retornou ao mercado de trabalho, chegou a ter uma empresa de estética automotiva, mas decidiu voltar à área de topografia, profissão com a qual se identifica profundamente.
Hoje, Volner ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade, tem uma nova família e uma relação sólida com seus filhos. “Sou grato a Deus, à família e a toda equipe do Centro Pop, Abordagem Social e Casa de Passagem pelo apoio fundamental que recebi”.
Campanha em Jacareí:
A Secretaria de Assistência Social irá realizar diversas ações de conscientização pela cidade, levando informações sobre os serviços ofertados que dão suporte efetivo à população em situação de rua, por meio de uma rede de serviços especializados. Confira, a seguir, os serviços.
Serviço Especializado em Abordagem Social:
Equipes atuam nas ruas e espaços públicos para identificar pessoas em vulnerabilidade, oferecer ajuda humanizada, orientar sobre direitos e serviços, e realizar os encaminhamentos necessários.
Casa de Passagem:
Oferece acolhimento noturno emergencial, com leito, alimentação e higiene, para pessoas sem moradia, enquanto se buscam soluções mais estáveis.
Centro POP:
É o principal ponto de apoio, oferecendo higiene, alimentação, acompanhamento psicossocial, atividades socioeducativas e auxílio na busca por documentos e oportunidades para sair das ruas.
Para mais informações sobre os serviços ofertados pela Assistência Social de Jacareí,
Empresa Jornalística e Cultural Semanário de Jacarei Ltda.
CNPJ: 20.128.966/0001-16
Diretora geral: Inez Valezi
Idealização/desenho: Inez Valezi
Design/produção: Matutar.com
Tel: 12- 98125.9297
Todos os direitos reservados.
Este é o WhatsApp do Semanário de Jacareí e Região, em que podemos ajudar?