O bolinho caipira é considerado um patrimônio cultural na região do Vale do Paraíba. Desde que surgiu, existe a rivalidade entre Jacareí e São José dos Campos na disputa de qual é o melhor bolinho caipira? O de Jacareí é feito com farinha de milho branca e recheio de linguiça, já o de São José é feito com farinha de milho amarela e carne moída. Bom, essa disputa sempre existirá, mas o que nos interessa mesmo é comer! A receita de hoje vem com uma terceira opção para quem não comer carne.
Ingredientes:
Modo de fazer:
Em uma vasilha grande, adicione a farinha de milho com os temperos secos. Acrescente a água morna com o óleo a massa e vá desmanchando com as mãos limpas e higienizadas, os grumos da farinha. Em seguida reserve e comece a temperar o recheio em outra vasilha. Retire a pele dos tomates e corte em cubos. Amasse a ricota para ficar mais fácil de usá-la no recheio. Adicione o suco do limão e misture a ricota com os tomates. Se quiser, pode acrescentar um pouco de cheiro verde também ao recheio.
Para montar o bolinho pegue uma porção da massa, enrole em formato de bolinha, amasse com as mãos e acrescente o recheio. Depois feche a massa deixando em formato de croquetes com pontinhas. Feito os bolinhos, frite-os em óleo de milho ou girassol e sirva-os ainda quente.
Marcos Guida traz na edição desta semana um patrimônio cultural da nossa cidade e região, o tradicional e super delicioso bolinho caipira. O telefone do Marcos é 12-99669.0508.
Empresa Jornalística e Cultural Semanário de Jacarei Ltda.
CNPJ: 20.128.966/0001-16
Diretora geral: Inez Valezi
Idealização/desenho: Inez Valezi
Design/produção: Matutar.com
Tel: 12- 98125.9297
Todos os direitos reservados.
Este é o WhatsApp do Semanário de Jacareí e Região, em que podemos ajudar?