Psicólogo faz alerta no Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

Experiência, sabedoria e histórias de vida. O grupo da terceira idade é de grande valia para a sociedade. Os idosos são vistos como fontes de inspiração, resiliência e força por terem enfrentado tantos desafios na vida. Porém, muitos são vítimas de diversos tipos de violências. Uma delas, é a psicológica. No intuito de alertar a população sobre esse problema, a data 15 de junho foi estabelecida como o Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.
O psicólogo e professor do curso de Psicologia do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista, Cleyson Monteiro, cita a importância do suporte emocional e das ações efetivas para combater as agressões. “A violência é a responsável pelo surgimento de vários aspectos negativos na vida dos idosos, como transtornos mentais, baixa autoestima, ansiedade e depressão. Por isso, é importante que eles tenham o apoio de amigos e familiares, assim como de um profissional, para conseguir lidar com as consequências”.
“Para os casos de agressões reduzir, é importante que os mais velhos denunciem a violência sofrida, seja ela física, psicológica ou financeira. Caso alguém suspeite que determinado idoso é uma vítima, pode dar abertura ao diálogo e à escuta ativa para identificar um possível caso. Outro ponto importante é que as pessoas presentes no grupo da terceira idade busquem ajuda psicológica”, acrescenta Cleyson.
É fundamental que as pessoas respeitem as histórias dos idosos e sejam mais empáticas. Dessa forma, a sociedade será um pouco mais justa e eles serão mais respeitados, vivendo com dignidade.

MAIs LIDAS