PROJETO VIA” REINVENTA O OLHAR SOBRE O ESPAÇO URBANO POR MEIO DA ARTE E DA POESIA


Nesta quinta-feira (14), às 19h, acontece a exibição do Projeto VIA – Olhar que se Desloca no Tempo, com apoio da Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ), na Rua das Papoulas, nº 64, Parque Santo Antônio.

O projeto VIA, que une fotografia, intervenção plástica, colagem e poesia, propõe um novo olhar sobre o espaço urbano, buscando ressignificar as ruas e caminhos da cidade como algo além de simples vias de passagem. Focando nas margens urbanas, becos, vielas e outros espaços esquecidos, o projeto convida os espectadores a perceberem a cidade como um lugar carregado de memória, identidade e pertencimento.

Pedro Guima, idealizador do projeto, afirma: “As vielas são mais do que simples passagens. Elas são portais para o passado e o presente da nossa cidade.”

Inspirado pelas teorias de pensadores como Henri Lefebvre, Jane Jacobs, Ítalo Calvino e Luiz Antônio Simas, o VIA mergulha nas possibilidades de entendimento da cidade por meio de práticas artísticas que buscam ir além do olhar convencional e das interpretações tradicionais sobre o espaço urbano.

O projeto conta também com uma curadoria de textos de teóricos, poetas, músicos e ensaístas, que complementam e ampliam o sentido das imagens, oferecendo um olhar mais profundo sobre a cidade como palco de relações humanas complexas.

MAIs LIDAS