Prefeitura avança com entrega de 159 títulos de regularização fundiária no Rio Comprido, em Jacareí

Após anos de dedicação em um trabalho de regularização fundiária, 159 títulos devem ser entregues neste sábado (24), a partir das 9h, a moradores do bairro Rio Comprido, na EMEF Maria Luiza de Souza Pinto Vasques, em Jacareí. Com isso, o bairro chegará a 452 lotes regularizados e irá somar quase 300 títulos de regularização entregues desde o ano passado.

Neste momento, devem ser contemplados imóveis localizados nas quadras 8, 9, 11 e 12. Integram a região as Ruas Florianópolis, Roraima, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Recife, Alagoas, Barra Mansa, Parati e Francisco de Sá, além das Travessas Roseira, São José do Barreiro, Jambeiro e Queluz.

Etapas: Esta é a segunda etapa da entrega de títulos de regularização fundiária no local. Em abril do ano passado, foram contemplados imóveis localizados nas quadras 2, 3, 4, 5 e 7. No total, são seis etapas previstas para a conclusão das entregas.

O núcleo informal consolidado Jardim Rio Comprido começou a ser ocupado no final da década de 1970, em área de propriedade particular. Com o tempo, cerca de 1.248 lotes foram implantados, distribuídos em 24 quadras e 51 ruas e travessas. Em 2000, a empresa responsável obteve reconhecimento judicial da propriedade da área, permitindo acordos com os ocupantes.

O processo de regularização fundiária teve início em 2019, sob coordenação da Diretoria de Habitação, da Secretaria de Planejamento. No mesmo ano, todas as ruas e decretos foram oficializados, foi realizado um cadastro social in loco e, também, oficializou-se uma Comissão Representativa de Ocupantes. O protocolo para Demarcação Urbanística do núcleo junto ao Cartório de Registro de Imóveis foi realizado em junho de 2022, após parecer legal da Procuradoria-Geral com orientações para o processo. O processo reconheceu oficialmente a existência de ruas e quadras em uma área de 662.518,70 m² e teve registro efetivado em 2023.

MAIs LIDAS