Pesquisa Inédita: Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e Fundação Cultural de Jacarehy promovem diagnóstico cultural do município  

I Diagnóstico  Cultural do Município de Jacareí/ Divulgação

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP), em parceria com a Fundação Cultural de Jacarehy “José Maria de Abreu” (FCJ), anuncia o lançamento do “I Diagnóstico Cultural do Município de Jacareí”. A pesquisa inédita tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre o mercado cultural local, reunindo informações essenciais para compreender o cenário artístico da região, identificar desafios enfrentados pelos produtores de cultura e apontar oportunidades para o desenvolvimento do setor. 

O I Diagnóstico Cultural de Jacareí é um projeto de extensão do IFSP – Campus Jacareí, coordenado pela Profa. Simone Lisboa e conta com a participação dos alunos do curso de Administração do IFSP, Davi e Giovanna Maia, como estagiário da Fundação Cultural e bolsista do projeto, respectivamente. 

As Etapas da pesquisa, detalhadas pela Profa. Simone Lisboa, são:

1° Etapa – Consiste na fase descritiva desse mercado cultural de Jacareí, onde é encaminhado uma pesquisa para todos os artistas cadastrados e também os não cadastrados que devem responder o questionário. Assim como produtores de cultura, agentes de cultura e grupos periféricos.

2° Etapa – Consiste na etapa qualitativa em profundidade, onde os pesquisadores entrevistas com grupos focais e entrevistas individuais com produtoras e produtores de cultura a partir do trabalho que vem desenvolvendo para buscar dados. 

“É uma pesquisa híbrida, tendo uma parte descritiva e outra parte de profundidade interpretativista. A nossa parceria com a Fundação, tem o objetivo de buscar a mobilização dessa classe artística para que eles possam participar da pesquisa, concedendo entrevista ou respondendo o questionário. ” Afirma a professora Simone, coordenadora da pesquisa. “Partimos dos dados da Fundação, porém com a pesquisa, queremos crescer, fazendo com que essa pesquisa chegue a grupos periféricos, de outras regiões, que ainda não tiveram a oportunidade de desenvolver projetos, ou não participaram de editais e da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) ”, completa ela.

O objetivo dessa pesquisa é agrupar informações sobre quem produz cultura em Jacareí, quais as localidades de atuação, que tipo de arte é produzida, quais as dificuldades enfrentadas pelos produtores e muito mais. A coleta de dados será realizada por meio de um questionário online, disponível para resposta de todas as produtoras, produtores e gestores culturais do município. O formulário também foi compartilhado com grupos de artistas e gestores culturais, com o intuito de garantir uma representação abrangente e inclusiva da cultura local. 

A realização do I Diagnóstico Cultural de Jacareí visa oferecer informações estratégicas  para gestores públicos e privados, gestores culturais e produtores de cultura, para que a  partir dos dados coletados possam identificar oportunidades e desenvolver estratégias  para enfrentar os desafios culturais do município. O projeto pretende ainda contribuir para  o planejamento, profissionalização e o fortalecimento do setor cultural, reconhecendo sua  importância no arranjo produtivo da cidade e como gerador de renda e trabalho para os  profissionais da área. 

A equipe do I Diagnóstico Cultural de Jacareí solicita gentilmente a todos os produtores  de cultura do município que respondam ao questionário, disponível no link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfcjezxRtvTFCN5gJzJ-tGaB31zDfjQvCezjTHsCpaSXDmFiQ/viewform

 A participação de todos é fundamental para o sucesso deste diagnóstico, que visa  contribuir para o desenvolvimento e qualidade da cultura em Jacareí. A previsão da conclusão da 1° Etapa da Pesquisa é em Novembro/2023, e o diagnóstico finalizado da pesquisa em 2024.

Para mais informações sobre o projeto ou para esclarecer dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a coordenadora do projeto, Profa. Simone Lisboa, pelo e-mail: simone.lisboa@ifsp.edu.br

MAIs LIDAS