Período de férias exige atenção redobrada nos condomínios

Adriana Velozo

Do fim do ano até o período do Carnaval, os moradores, principalmente as crianças, utilizam mais constantemente as áreas comuns dos condomínios, pois coincide de ser uma época do ano que há férias escolares. Por isso, os síndicos devem trabalhar em parceria com os funcionários e condôminos para estarem preparados e orientados a evitar problemas e acidentes. Esta cautela é importante tanto para garantir a segurança das crianças como dos moradores em geral, reforçando as regras, e não ter medo de tomar as medidas cabíveis para quem as desrespeitar, inclusive com aplicação de multas.

 As regras devem ser bem estabelecidas: é importante que sejam definidos os horários e as áreas em que as crianças possam utilizar para lazer.

Os pais devem estar cientes que menores de dez anos não podem circular nas áreas comuns, sem estarem acompanhados de um responsável.  

Recomendam-se também campanhas de conscientização, com informativos e circulares, enviados diretamente aos moradores e fixados em áreas comuns e elevadores.

 É interessante que haja placas informativas sobre a regra de uso de cada área comum, como salão de festas, churrasqueira, piscina entre outros locais.

USO DAS ÁREAS DE LAZER

Piscinas requerem atenção especial: o uso da piscina nesta época tende a ser muito intenso e exige cuidado redobrado, principalmente com as crianças. As regras de piscina precisam estar muito bem definidas, os moradores devem ser conscientizados e os funcionários devem ficar atentos a qualquer situação e saber lidar com elas.

 MORADOR EM FÉRIAS

 Os cuidados ao viajar são muito importantes para garantir a segurança de todos os condôminos. Por isso, comunique à administração de seu condomínio quando for passar um tempo maior fora. Desta forma, ela repassará a informação a porteiros e zeladores, os quais ficarão atentos a qualquer movimentação suspeita.

 Nunca deixe seu animal de estimação sozinho caso vá viajar. Se não for possível levá-lo na viajem, procure deixá-lo com um vizinho ou conhecido. Outra opção é procurar um hotel para animais de estimação.

 Atenção com seu imóvel, pois em toda residência, principalmente ao viajar, deve-se fechar corretamente portas, registros de água e gás, torneiras, grades e janelas e tirar os equipamentos elétricos das tomadas. 

O síndico não deve permitir, de forma alguma, que o morador se ausente e deixe as chaves na portaria, visto que traz para o condomínio a responsabilidade sobre a guarda do imóvel. Recomenda-se, inclusive, que esta prática seja proibida formalmente no Regimento Interno e os colaboradores sejam orientados a não aceitar guardar as chaves ou objetos de condôminos.

Mantenha seu cadastro em dia, pois o cadastro atualizado é uma importante medida de segurança. Ele possibilita que a administradora entre em contato em situações de emergência.

 SÍNDICO EM FÉRIAS

 O síndico também pode tirar um período de descanso, mas é desejável que ele informe aos condôminos sobre sua ausência, caso vá viajar, e deixe claro que podem tratar de assuntos do condomínio com o subsíndico e, na ausência deste se faz necessário informar aos moradores a quem devem se reportar. Nesta situação, deverá ser algum membro do Conselho.

 Com as dicas acima, fica mais fácil manter a segurança nos condomínios durante as férias. Pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença na segurança do local onde você reside.

MAIs LIDAS