• Chega o fim do ano e com ele o sentimento de conforto ou desconforto. Independente de crença ou religião, precisamos renovar os compromissos e acordos com nós mesmos e com aqueles que amamos e estão à nossa volta. A verdade é que muitos esperam vir de uma força externa, a mudança que somente cada um de nós será de fato capaz de promover. Não adianta usar a roupa amarela para atrair mais dinheiro se você não tiver consciência do ponto em que está e onde quer chegar. A maioria das pessoas não sabem o que realmente querem. Elas sabem principalmente o que NÃO querem. A lista de hábitos, planos e metas a serem adquiridos ou dispensados para o próximo ano costuma ser extensa. Já os resultados nem sempre são os mais satisfatórios quando nos damos conta que mais uma vez o ano passou feito um meteoro e a transformação tão almejada caiu por terra.
• Costumo atender pessoas que chegam com muitas queixas relatando que todas as áreas da vida estão em desequilíbrio. Saúde, carreira e família são as mais comuns. Sabemos que a raiz de várias questões pode ser uma só. O maior erro é que a busca por ajuda só acontece quando a situação já está caótica.
• Devemos ter em mente que temos uma biografia de vida e somos fruto de nossos antepassados que também experimentaram inúmeras histórias, traumas, mas também alegria e prosperidade. Carregamos em nosso corpo as memórias do nosso clã. Sim, os registros estão não só na mente, mas também no CORPO. Estamos condicionados a acreditar que só a nossa MENTE é capaz de recordar determinadas experiências. Errado! A Neurociência e Epigenética já comprovaram que carregamos também em nosso corpo físico muitas informações que são extremamente relevantes no processo de autoconhecimento. O ambiente em que fomos formados, desde o útero da nossa mãe até a família em que estamos inseridos são determinantes na formação do nosso ser. Portanto, é urgente compreender que o autocuidado diz respeito a um conjunto de medidas que devemos adotar para cuidar da nossa saúde de forma geral. Uma saúde bem estruturada é aquela que inclui mente, corpo e espírito. E eu te pergunto: Você inclui o pilar espiritualidade como parte do seu caminho rumo ao sucesso?
• Nós tivemos uma grande chance de renascer enquanto pessoas melhores no período da pandemia quando fomos obrigados a silenciar e contrair ao invés de expandir. Foi um período que nos convidou a internalizar uma mensagem essencial. A de que a humanidade precisa de uma pausa para olhar pra si, mas parece que poucas mudanças aconteceram de lá pra cá. O que temos são pessoas cada vez mais apressadas, impacientes, e desconectadas do seu real propósito de vida. Vítimas e agressores que se acusam e se apedrejam na primeira oportunidade, principalmente nas redes sociais. Isso tudo nos adoece. O mundo virtual está cheio de comparações que geram ansiedade e depressão.
• O meu convite neste fim de ano é que você cuide do essencial. Cuide do seu templo, sua casa interna. Não existe segredo, existe muito trabalho terapêutico. Projetamos no outro o tempo todo tudo aquilo que ressoa com nossos próprios conflitos. Que você consiga olhar além do aparente de cada ser humano que cruzar o seu caminho. Nada é por acaso. NADA. Você atrai exatamente as pessoas e situações certas para você. Está todo mundo tentando sobreviver em meio ao CAOS (Interno e externo). Está faltando olho no olho, empatia e amor. Amor fraterno! Tudo isso parece tão comum né? Enjoativo de se repetir. Porém, o essencial é simples. Eu como terapeuta tomei a decisão de me aprofundar na Constelação Familiar porque essa filosofia realmente tem o dom de fazer esse resgate! Desejo que vocês tenham um lindo renascer neste Natal! Ah, e para algo novo nascer é preciso abrir espaço interno! Se despedir de velhas crenças e hábitos. Se desapegar! Que em 2024 vocês façam valer mais essa chance de fazer algo extraordinário, lembrando sempre do essencial, o essencial…
Ana Luiza Marangon é Terapeuta Sistêmica e Integrativa, especialista em Constelação Familiar, formada em Economia Doméstica pela Universidade de Viçosa-MG. Ela também aborda temas direcionados à consciência sistêmica e pessoal. @ana.luiza.marangonpoderamento
Empresa Jornalística e Cultural Semanário de Jacarei Ltda.
CNPJ: 20.128.966/0001-16
Diretora geral: Inez Valezi
Idealização/desenho: Inez Valezi
Design/produção: Matutar.com
Tel: 12- 98125.9297
Todos os direitos reservados.
Este é o WhatsApp do Semanário de Jacareí e Região, em que podemos ajudar?