Oscilações de energia da EDP Bandeirante afetam o abastecimento de água em Jacareí

Rio Paraíba do Sul – Foto Davi Paiva

Sobre o abastecimento de água da cidade nos últimos dias, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jacareí (SAAE) esclarece: Sobre energia elétrica e abastecimento de água:

O funcionamento eficiente do sistema de água da cidade depende de fonte estável de energia elétrica. As estações de bombeamento e tratamento de água são alimentadas por eletricidade, oscilações no fornecimento de energia podem resultar em desligamentos temporários desses sistemas. 

Nos últimos dias, inúmeras oscilações de energia desencadearam falhas no sistema e desligamento automático das bombas responsáveis pelo envio de água para alguns reservatórios, causando interrupções no abastecimento de água em diferentes localidades.

Somente no último final de semana, a autarquia identificou 10 oscilações de energia nos sistemas. Essas variações acionam dispositivos de segurança que desligam as bombas para evitar danos aos equipamentos.

Embora o prazo médio para restabelecer a operação seja de até 60 minutos, com o aumento do consumo de água, devido às altas temperaturas, aliado ao período de baixa do Rio Paraíba do Sul, a recuperação dos sistemas afetados pode levar até 24 horas. Somente após esse intervalo, e desde que não ocorram novas oscilações de energia, a distribuição de água pode ser normalizada.

Recentemente, oscilações de energia resultaram na queima de transformador e bombas na Estação Elevatória Santa Helena, afetando diretamente o abastecimento de água em oito bairros na região oeste da cidade. 

Diante dessa situação recorrente e dos impactos na prestação de serviços à população, o SAAE Jacareí está adotando medidas legais contra a EDP Bandeirante. A empresa está sendo notificada sobre falhas no fornecimento de energia que causam desabastecimentos pontuais. 

A intenção é buscar soluções rápidas e eficazes para garantir um fornecimento estável de energia elétrica, evitando prejuízos aos moradores de Jacareí. A autarquia não descarta a possibilidade de acionar judicialmente a EDP Bandeirante para garantir um serviço de qualidade à população.

 O SAAE reafirma seu compromisso com a comunidade e está tomando todas as medidas cabíveis para solucionar esse problema e garantir um abastecimento de água adequado e confiável a todos os moradores. Caminhões pipa estão à disposição da população sempre que necessário. Para mais informações, entre em contato pelo 0800 725 0330.

MAIs LIDAS