Em Últimos Dias no Deserto, o foco é sob o viés religioso – mas sem qualquer intenção catequizadora. Tudo porque a inspiração de seu novo filme vem diretamente do Novo Testamento, mais exatamente do período em que Jesus Cristo esteve em pleno deserto, antes de chegar a Jerusalém.
A frase inicial do longa-metragem, “Pai, onde está você?”, escancara de imediato tal dificuldade. Sozinho no deserto, jejuando por opção própria, Jesus perambula sem rumo. Consciente do destino que lhe é reservado, ele na verdade está mais interessado em compreender tal situação do que em propriamente em falar com Deus. Para retratar tal situação, o diretor explora bastante o conceito da solidão, seja através de belas panorâmicas ressaltando a amplitude do deserto ou pela própria inexistência de trilha sonora, em certos momentos.
Tamanha ausência, de sons e também de pessoas, é interrompida por dois artifícios narrativos, um presente na própria Bíblia e outro que serve de metáfora à própria busca do protagonista. É na figura do diabo, também interpretado por Ewan McGregor, que surgem as tentações bíblicas. Por mais que não sejam exatamente iguais ao que é narrado nos evangelhos de Marcos, Mateus e Lucas, a intenção de Jesus sendo testado de forma a evitar seu destino é bastante fiel, sem qualquer tipo de apelação emocional. Boa opção para assistir na Páscoa.
Empresa Jornalística e Cultural Semanário de Jacarei Ltda.
CNPJ: 20.128.966/0001-16
Diretora geral: Inez Valezi
Idealização/desenho: Inez Valezi
Design/produção: Matutar.com
Tel: 12- 98125.9297
Todos os direitos reservados.
Este é o WhatsApp do Semanário de Jacareí e Região, em que podemos ajudar?