O cidadão jacareiense Fábio Riani Costa Perinotto “Binho” assume pasta no governo federal

Fábio Riani Costa Perinotto – o “Binho”

Jacareí e Vale do Paraíba possui nova representação no Governo Federal, o cidadão jacareiense Fabio Riani Costa Perinotto, vai ocupar pasta em nível federal. No dia 16 de fevereiro, foi publicado no Diário Oficial da União, do Governo Federal Brasileiro, a Portaria n°221 (de 15 de fevereiro) assinada pela Ministra Margareth Menezes, do Ministério da Cultura, nomeando Fábio Riani Costa Perinotto – o “Binho”, como integrante do Governo Lula.

Em Brasília, no Governo Federal, Fábio assume o cargo de Coordenador Geral na Diretoria de Assistência Técnica a Estados, Distrito Federal e Municípios, da Secretaria dos Comitês de Cultura – Ministério da Cultura (MinC).

Como primeira grande missão consta a Lei Paulo Gustavo – LPG que dispõe sobre o repasse de R$ 3.862.000.000,00 (quase 4 Bilhões) pela União aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios para aplicação no setor cultural. Além da LPG, ele tem muitos outros desafios na Secretaria dos Comitês de Cultura: Conferência Nacional de Cultura com Conferências Municipais e Estaduais, Conselho Nacional de Cultura, o Sistema Nacional de Cultura e Sistemas Estaduais e Municipais, a Lei Aldir Blanc 2, Escritórios Regionais MinC nos Estados e Comitês Estaduais de Cultura.

Conheça a trajetória de “Binho”: no dia 23 de dezembro de 2022 o Boletim Oficial Municipal, de Jacareí, foi assinado o Decreto Legislativo n°467/2022 (de 14 de dezembro) concedendo o Título de Cidadão Jacareiense para Fábio Riani Costa Perinotto – o “Binho”. A autoria do projeto na época foi do Vereador Luís Flávio (Flavinho), do PT.

Binho Riani Perinotto é natural de Rio Claro, também interior de São Paulo, e morou na capital paulista antes de se mudar para Jacareí. Em 2016 foi seu primeiro contato com a cidade ainda no final da gestão do Hamilton Mota quando veio como prestador de serviço externo nas funções de assessoria e consultoria. E em 4 de abril de 2017 passou a trabalhar na Fundação Cultural de Jacarehy durante período de gestão do Izaias Santana – quando atuou até final de agosto de 2021. Binho passou por cargos até ser o Diretor de Cultura a partir de 2019. Durante este tempo esteve à frente de programas e políticas de fomento e financiamento (implantação do Fundo e atualização da Lei de Incentivo, além de novos editais diretos, e captação de recursos para investimentos ao setor na cidade – incluindo o programa “Jacareí Criativa”). Também esteve na coordenação de formação cultural – com cursos, oficinas e outras ações pedagógicas. Trabalhou na atualização e dinamização ao Sistema Municipal de Cultura (Conselho, Conferência e Fórum, Comissões e Comitês, Plano Decenal). Colaborou com a vinda de mais de $3 Milhões de reais para serem investidos na cidade priorizando regramentos mais simplificados para acesso e distribuição de recursos em editais mais democráticos e republicanos. Durante este período, na época da Pandemia, Binho foi o idealizador, coordenador e mediador da rede de gestores públicos municipais de cultura do estado de SP (início em 2020) – que atualmente é a maior rede de trocas entre prefeituras paulistas para assuntos sobre políticas culturais. Uma rede de apoio e partilha colaborativa na aprovação e execução da Lei Federal Aldir Blanc 1, e também acompanhamento e atualizações da nova Lei Federal Paulo Gustavo, além de outros assuntos de âmbito Estadual (editais e chamamentos públicos locais), e mais a Lei Federal Aldir Blanc 2.

 Binho está em Brasília colaborando com alguns trabalhos como, por exemplo, na grande reunião presencial da Ministra com Secretárias e Secretários Estaduais de Cultura ocorrida recentemente. Ele, em breve, volta para Jacareí para Sessão Solene na Câmara de Vereadores, em data a ser agendada, para receber de maneira formal do Título de Cidadão Honorário Jacareiense.

MAIs LIDAS