NOTAS DO TURISMO PAULISTA – Jarbas Favoretto       

A ALEGRIA DE SANTO ANTÔNIO

     Na divisa com Minas Gerais, acima de Mococa, temos a cidade de Santo Antônio da Alegria, já com o título de “Município de Interesse Turístico” concedido pelo Governo do Estado.

     A cidade tem um histórico de tradições culturais ligadas ao folclore, Santos Reis e Congadas há mais de 100 anos.

     Claro que “alegria” em seu nome vem das muitas festas alegres que aconteciam na Fazenda do Cuscuzeiro.

     Atualmente, o destaque fica por conta do “Encontro dos Santos Reis”, “Festa do Congo”, “Encontro de Carros Antigos” e muitos outros.

     A prefeitura local tem carinho no atendimento aos visitantes.

     Seja um deles.

Na foto:   Divertimento em Santo Antônio da Alegria (SP). 

CAPITAL DO SANCRISH

     Trata-se de um tipo de queijo de origem árabe, de qualidade diferenciada, sempre atraindo os consumidores de vários Estados e, também, distribuída por todo o País.

     O “Festival Gastronômico” é dos melhores, além da cidade ter várias fábricas de queijos artesanais, fábrica de geleia de mocotó, bolachas, mel e doces caseiros.

     Duas dezenas de pousadas, ranchos, sítios dão o suporte necessário para boa hospedagem.

    A cidade é Santo Antônio da Alegria, ao lado de Altinópolis, Cajuru e Cássia dos Coqueiros, na divisa com o Estado de Minas Gerais.

     É uma cidade agradável que você precisa conhecer.

Na foto:   Parque Ecológico em Santo Antônio da Alegria (SP). 

AMIZADE É COM JOSÉ BONIFÁCIO

     A cidade está localizada no noroeste paulista, sendo também conhecida como “Cidade Amizade”.

     Seus visitantes de diversas regiões buscam conhecer a cultura religiosa e festiva da cidade, até porque existe ali um extenso calendário de eventos promovendo o turismo local.

     A cidade é José Bonifácio e conta com a maior estrutura hoteleira e gastronômica da região, com hotéis de vários níveis e restaurantes e lanchonetes.

     Sua prefeitura faz mais do que pode, na beleza e urbanização da cidade como, por exemplo, a sua Via Ecológica ligando bairros, com asfalto, calçamento e iluminação de primeira, a receber bancos e pergolado que servirá como área de descanso e lazer.

     Vale conferir pessoalmente.

Na foto:   Via Ecológica, carinho em de José Bonifácio.

PARQUE DAS LAVRAS

     Esse Parque está localizado junto ao centro da Cidade de Salto.

     Ali está a Usina Hidrelétrica de Lavras, a segunda construída no leito do Rio Tietê, e oferece um panorama daquele que foi a sua época.

     O Parque tem uma área de 140 mil m2 e contém um dos núcleos externos do Museu da Cidade de Salto, devolvendo à cidade um memorável resgate histórico e paisagístico, além de proporcionar lazer, reflexão acerca da preservação do meio ambiente e o apelo à recuperação da vida do Rio Tietê.

     É um belíssimo patrimônio incrustado numa área que foi revitalizada com uma enorme área verde dedicada ao lazer e à educação ambiental. Destaques para o Relógio Solar e para o Jardim das Bromélias.

Na foto:   Parque das Lavras, em Salto (SP). 

PRAÇA DO GRANITO

     Inaugurada em 21 de abril de 2007, a Praça do Granito de Salto faz a ligação entre o monumento à Padroeira e o Parque de Lavras.

     É uma homenagem aos ‘canteiros’ (os cortadores de pedra), que foi uma atividade intensa na cidade durante a primeira metade do século XX, mostrando um pouco dos vários tipos de granito róseo que podem ser encontrados naquela cidade.

     A cidade de Salto (que está ligada à cidade de Itu através do “Trem Turístico da República”) tem outras duas dezenas de pontos turísticos sempre bem cuidados por sua prefeitura.

     A Estância Turística de Salto recebe muito bem os turistas, inclusive as agências operadoras de turismo.

Praça do Granito em Salto

MAIs LIDAS