NOTAS DO TURISMO PAULISTA                             

ILHABELA INESQUECÍVEL

     Mesmo quem já conhece Ilhabela, sempre poderá se surpreender com novidades e/ou com a própria natureza que a cerca.

     Localizada no litoral norte do Estado de São Paulo (212 km da capital), Ilhabela é dona de invejáveis paisagens, com 94% de sua área tomada pela Mata Atlântica.

     De diversos tamanhos e diversas formas, ali você tem quarenta praias.

     Ademais, o Parque Estadual de Ilhabela é considerado Patrimônio e Reserva da Biosfera pela Unesco.

     Como não poderia faltar, a rede de hotéis, pousadas, bares e restaurantes é completa e de boa qualidade. Visite Ilhabela.

Na foto:  Praia de Castelhanos, em Ilhabela (SP). 

AVENTURAS EM ILHABELA

     Destino ideal para quem procura aventura, certamente o charme está na prática do mergulho com cilindro, possibilitando conhecer a excelência da vida marinha ao redor da ilha.

     Também a prática do ‘windsurf’ é uma aventura para os mais experientes e, ainda, para os iniciantes, embora seja recomendável ter a companhia de Guias profissionais.

     ‘Trekking’, “Hiking’ e ‘Montanhismo’ encontram muitas trilhas por toda ilha, com você podendo curtir a flora a fauna e diversas cachoeiras.

     Para completar o capítulo de aventura, em Ilhabela o cicloturismo numa ponta e, na outra, passeios de ‘Off-Road’ de jipe, para a praia de Castelhanos, uma das mais lindas de Ilhabela, depois de andar uns 15 km em estrada de terra por dentro da Mata Atlântica. Ilhabela está à tua espera.

Na foto:  Turismo Aventura é com Ilhabela (SP). 

VILA BELLA DA PRINCEZA

     Em 1805, assim se chamava Ilhabela, um dos únicos ‘municípios-arquipélagos marinhos’ brasileiros, formado por 19 ilhas e ilhotas.

     Em sua paisagem única, destaca-se o Pico de São Sebastião com 1379m, além do Morro do Papagaio e do Morro da Serraria.

     Pesquisas indicam algumas ilhas do arquipélago terem sido habitadas muito antes da chegada dos europeus ao Brasil, por índios ‘sambaquieiros’ e, depois, por índios ‘ceramistas’.

    Resumidamente, o nome de Ilhabela foi oficializado em 1945 e, em 1948, o Governo o Estado alterou seu nome para “Estância Balneária de Ilhabela”.

     A história da cidade tem belas passagens e, querendo saber mais, você vai se encantar com os seus detalhes.

     Visite Ilhabela. Mais informações com a eficiente Secretaria Municipal de Turismo de Ilhabela.

Na foto:  Conheça a história de Ilhabela (SP).

LEMBRETUR  01

     O sentido prático de difundir o potencial de uma cidade no campo das suas Artes, da sua História, do seu Folclore, dos seus Pontos de Visitação e Locais de Recreação é, certamente, através do Turismo

     O Turismo, para apresentar melhores resultados a uma cidade, sempre terá de contar com um indispensável Conselho Municipal de Turismo, constituído por maioria de representantes da Iniciativa Privada.  

Por quê? 

Pelo simples fato de quando vier a ocorrer a mudança do prefeito, ou a mudança do comando político da cidade, não venha o setor do Turismo a sofrer os corriqueiros problemas de interrupção.

Isso, para não dizer ser a Iniciativa Privada quem FAZ o Turismo.

Os representantes do governo municipal costumam ser quase sempre substituídos. E os que entram pela prefeitura, em sua maioria, sempre estão mais “por fora” do que joelho de escoteiro.

Assim, quem abriga e mantém os interesses envolvidos através do Turismo, dando-lhes continuidade, são os representantes da Iniciativa Privada.

Exatamente por este motivo, eles terão de ser a maioria e, também, contribuir com a sua parte de trabalho, exercendo a sua cidadania.

Na foto:  Conselho Municipal de Turismo de Limeira (SP).  

MAIs LIDAS