ROTAS PAULISTAS DO QUEIJO
O Estado de São Paulo é farto em múltiplos sabores.
Aliás, isso têm sido mostrados por várias edições do programa ‘Sabor São Paulo’, tão bem dirigido pelo eficiente Secretário de Estado Roberto de Lucena, do Turismo.
A produção de vários tipos de queijo no Estado paulista é uma dessas realidades.
Para realizar a valorização desse trabalho e fortalecer o turismo nas localidades onde ele é produzido, esse projeto tornou realidade reunir queijarias, fazendas e pequenas propriedades para mostrar a alta qualidade dos queijos produzidos no Estado.
Como foi dito no lançamento das Rotas: “De produtos frescos a curados de longa guarda, de leites de vaca, cabra e búfalas, os queijos paulistas conquistam cada vez mais o espaço nas mesas e nas prateleiras de todo o país”.

Na foto da Setur-SP: Queijos Artesanais Paulistas.
AS NOVE ROTAS
As Rotas do Queijo de São Paulo são as seguintes: Alta Paulista; Bandeirantes; Cuesta, Tietê e Itaqueri; Mantiqueira e Vale do Paraíba; Noroeste Paulista; Nascentes, Águas e Serras Paulistas; Sudoeste Paulista; Destinos e Experiências Queijeiras; e, Mogiana.
Cada uma delas congrega de 6 a 12 cidades;
Uma revista, editada sob a égide do Governo do Estado de São Paulo, traz cada um dos produtores, com endereço, telefone, site, e-mail, e os dias e horários abertos para receber a sua visita para uma boa degustação.
Conheça a variedade e a alta qualidade dos queijos produzidos no Estado de São Paulo.

Na foto: Argenzio, tradicional fábrica de queijos em Casa Branca (SP
CACHOEIRA DAS EMAS
Em Pirassununga, a qualquer tempo, um dos bons programas é saborear um pintado na brasa ou outras culinárias de peixes, num dos seus restaurantes especializados, localizados bem ao lado da sua Cachoeira das Emas, importante recanto turístico.
Em dezembro temos ali o espetáculo da piracema.
A cidade está ao lado da Rodovia Anhanguera, a pouco mais de 200 km da capital.
Tem o seu Teatro de Arena, o Teatro Cacilda Becker, um Conservatório, e até uma cidade da Criança com castelinho e uma aeronave estática.
Na cidade, a Academia da Força Aérea, onde é a sede da Esquadrilha da Fumaça.
Também, ali está baseado um Regimento Motorizado do Exército.
Um bom prefeito mantém eficiente Departamento de Turismo dispondo de mais informações: (19) 3562-1207.

Na foto de Tripadvisaor: Trecho do rio Mogi Guaçu, em Pirassununga (SP). foto
CULTURA EM PIRASSUNUNGA
As atividades culturais são muitas na cidade de Pirassununga, incluindo o ensino gratuito das artes para a sua população, a começar pela mostra de dança que vimos do ‘Grupo Bella Ballerina’, em espetáculo recheado de muito talento.
Com apoio da Secretaria de Cultura do Estado, Pirassununga ministra a sua ‘Oficina de Iniciação Teatral’. Outras organizações colaboram com a sua Secretaria Municipal de Cultura.
Há roteiros turísticos: religioso; da Cachaça; da Cerâmica; e, ainda, o roteiro militar na Academia da Força Aérea. Um passeio imperdível.
Destacamos ainda a Faculdade de Zootécnica e Engenharia de Alimentos, o Forte Anhanguera, um Instituto de Conservação da Biodiversidade.
Enfim, visite Pirassununga, você vai gostar!

Na foto: Ambientes agradáveis, em Pirassununga (SP).

Jarbas Favoretto – MTb 32.511, Jarbas Favoretto, presidente da AMITUR – Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico, referência do turismo no Brasil.
Empresa Jornalística e Cultural Semanário de Jacarei Ltda.
CNPJ: 20.128.966/0001-16
Diretora geral: Inez Valezi
Idealização/desenho: Inez Valezi
Design/produção: Matutar.com
Tel: 12- 98125.9297
Todos os direitos reservados.
Este é o WhatsApp do Semanário de Jacareí e Região, em que podemos ajudar?