MUSEU DO FOLCLORE E TEATRO MARCELO DENNY RECEBEM OFICINA DE TEATRO DE MAMULENGOS

Para quem se interessa por teatro de bonecos, o Grupo Boneco Vivo realizará duas edições da oficina “Teatro de Bonecos Mamulengos”. As aulas acontecerão no Museu do Folclore e no Teatro Marcelo Denny, no período de 25 de julho a 06 de agosto. A atividade faz parte do projeto Aprendendo com os Mestres, Multiplicando Saberes e será realizada gratuitamente pelos arte-educadores e atores Vivian Rau e Ricardo Salem.

Com o objetivo de promover a formação de educadores e interessados no boneco mamulengo, à oficina abordará técnicas de criação de roteiros, sonoplastia e manipulação. A proposta visa estimular a formação de novos brincantes na linguagem, com foco na salvaguarda do mamulengo e em sua aplicação em diferentes contextos. 

O BONECO: O mamulengo nasceu originalmente no estado de Pernambuco, no início do século XIX, a partir da influência da cultura europeia. Semelhante ao fantoche de luva infantil, o boneco foi adaptado à linguagem popular brasileira e traz referências da commedia dell’arte, com personagens fixos em seus roteiros, além dos folguedos — danças típicas trazidas pelos portugueses. Desenvolveu-se como um teatro de bonecos cômico e popular e, em 2015, foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, tombado pelo Iphan — Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

INSCRIÇÕES: A oficina “Teatro de Bonecos Mamulengos” é voltada para pessoas a partir de 12 anos, com 20 vagas por turma. A primeira edição acontecerá no Museu do Folclore, nos dias 25, 26 e 27 de julho, das13h às 17hA segunda edição será no Teatro Marcelo Denny, nos dias4, 5 e 6 de agostodas13h às 17hO formulário de inscrição está disponível nos perfis do Instagram: @mgrupobonecovivo e @teatrodoimprevisto.

O projeto Aprendendo com os Mestres, Multiplicando Saberes é uma realização do Grupo Boneco Vivo, em parceria com o Grupo Teatro do Imprevisto, com financiamento do Fundo Municipal de Cultura de São José dos Campos, por meio do edital de Bolsa de Aprimoramento Técnico e Artístico.

MAIs LIDAS