Jacareí perde $ 570 mil do convênio DADETUR por falta de documentos não fornecidos pela prefeitura

Na segunda-feira, dia 15, no Auditório da Prefeitura Municipal – o COMTUR, realizou Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Turismo. O motivo da reunião foi discutir entre outros assuntos, o principal, sobre a perda de R$ 570 mil reais do convênio DADETUR (o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), para a Prefeitura Municipal e mais 5 pontos no rankiamento 2024 do MIT- Município de Interesse Turístico, por falta de apresentação de documentos pela prefeitura de Jacareí.

O sr. Jarbas Favoretto, presidente da AMITUR – Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico, referência do turismo no Brasil, esteve presente para analisar e se inteirar da situação.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Arildo Batista e o diretor de Turismo Agenor Netho, o vereador Rodrigo Salomon e a vereadora Maria Amélia, estiveram presentes na reunião. O secretário de Governo e Planejamento, Celso Florêncio e o prefeito de Jacareí, Izaias Santana não compareceram.

Ao ser perguntado sobre a perda do dinheiro para o município, Arildo Batista explicou que sua secretaria depende exclusivamente de outras secretarias como as de Infraestrutura, Mobilidade Urbana, Meio ambiente e Zeladoria e especificamente da Secretaria do Planejamento. Disse que solicitou da Secretária de Planejamento a documentação, mas geralmente essa secretaria tem muitos processos a ser resolvido e não fez a devolutiva da solicitação.

Jacareí sendo um Município de Interesse Turístico, é sabido que, anualmente tem prazo específico para apresentar os projetos e documentos para o convênio com o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR), conforme os trâmites legais estabelecidos.

Rosina Moliterno Vicente, presidente do COMTUR, explica que: “por ser um recurso anualmente disponibilizado no orçamento do Estado, e passível de possíveis contingenciamentos e, especialmente, tendo em vista o recebimento do parecer REPROVADO da última Análise Técnica realizada, o COMTUR, preocupado com a manutenção do status do município na categoria MIT, resolveu colocar na pauta da Reunião Ordinária, acima citada. Foi uma importante oportunidade para que as Secretarias Municipais envolvidas participassem da reunião para que nos dessem as devidas justificativas para discussão em pauta.

O presidente da AMITUR, Jarbas Favoretto, explicou sobre Turismo, sobre a importância do COMTUR nos Municípios MIT, esclareceu dúvidas, citou exemplos e o mais importante, exaltou a força do Turismo na economia dos Municípios. 

Abaixo texto do presidente da AMITUR, Jarbas Favoretto, sobre o teor da reunião:

 “Chega de Amadorismo! Busquem Profissionais!”

“Nos últimos tempos, temos notado um interesse bem maior por parte dos prefeitos e prefeitas em se cercarem de profissionais do turismo para lhes auxiliar nesse importante segmento.

Isso tem feito com que tais cidades estejam dando passos mais largos em direção a um patamar compatível com as suas possibilidades.

Os mandatários que ainda assim não o fizeram devem parar de nomear quem não tem o mínimo cacoete para a coisa.

Se é verdade que já é raro ver o “fogueteiro da campanha” ser o encarregado do turismo, também é verdade que muitas prefeituras ainda estão cegas ou surdas (ou em ambos os casos).

Também é uma inabilidade juntar o turismo ao esporte (Quanta ignorância!).

Turismo antigamente era uma distração. Agora é um negócio para toda a cidade ganhar dinheiro. Aliás, o melhor negócio para uma cidade interiorana.

 As prefeituras, hoje em dia, têm de buscar consultores especializados, técnicos formados em turismo, profissionais de gabarito para responder pelo seu Turismo.  Chega de amadorismo!”

Se você quiser saber mais, informe-se pelo @comtur.jacarei.

MAIs LIDAS