Jacareí no enfrentamento à violência contra a mulher


A Secretaria de Assistência Social, tem intensificado os trabalhos de discussão e aprimoramento das ações da temática da violência contra a mulher. Trata-se de um assunto de extrema importância, considerando seu impacto social, cultural e jurídico na vida das mulheres.

A reunião de trabalho, que aconteceu na quarta-feira (12), contou com a presença de servidores da Secretaria de Assistência Social, Diretoria da Proteção Social Básica, da Coordenadoria do Programa Família Segura, além de outros servidores da Proteção Básica, Especial e Gestão, da Educação, Saúde, organizações da sociedade civil e Defensoria Pública, que atuam em parceria com a Prefeitura no enfrentamento à violência contra a mulher.

O foco principal deste trabalho é a conclusão do ‘Fluxo de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência’, que visa otimizar e qualificar o atendimento a essas mulheres. Além disso, a Prefeitura está empenhada na realização de uma Audiência Pública sobre o tema, agendada para o dia 13 de março de 2025, às 18h30, na Câmara Municipal de Jacareí.

Objetivos Principais

Prevenir novos casos: por meio de ações educativas e de sensibilização, que desconstruam estereótipos de gênero e promovam a igualdade e o respeito.

  • Garantir acesso à justiça: para que as mulheres em situação de violência se sintam seguras e encorajadas a denunciar seus agressores, e que encontrem apoio jurídico e psicológico para enfrentar o problema.
  • Responsabilizar e conscientizar os autores da violência: para que respondam pelos seus crimes e compreendam a gravidade de seus atos, buscando a ressocialização e a mudança de comportamento.
  • Segundo a secretária de Assistência Social, Juliana Dualibi, “para alcançar esses objetivos, a Prefeitura tem investido na Rede de Atendimento e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, que envolve a articulação de diversas políticas públicas e serviços, como saúde, educação, assistência social, segurança pública e justiça, reafirmando seu compromisso de seguir trabalhando para garantir que todas as mulheres vivam livres de violência, com segurança, respeito e igualdade”.

MAIs LIDAS