Filme “Máfia da Dor” na Netflix é baseado em fatos reais

Liza (Emily Blunt) sonha com uma vida melhor para ela e a filha quando, de repente, consegue um emprego em uma pequena startup farmacêutica na Flórida. Com o tempo, os negócios começam a prosperar e Liza entra para a alta sociedade norte-americana. Tudo parecia bem, mas ela se vê em uma teia de mentiras e conspirações maiores do que jamais imaginou.

O filme é uma produção original Netflix e do mesmo diretor dos quatro últimos filmes da saga Harry Potter, além de toda a franquia Animais Fantásticos.

A trama é baseada em fatos reais, usando como fonte o livro ‘The Hard Sell: Crime and Punishment at an Opioid Startup‘, de Evan Hughes.

Tudo começou com um artigo investigativo de 2018 escrito por Evan Hughes para o New York Times sobre a Insys, uma empresa fundada pelo bilionário John Kapoor.

Kapoor promoveu o opioide Subsys, um medicamento para dor muito forte originalmente usado para tratar a dor intensa do câncer.

Na verdade, ele era baseado em um medicamento genérico, mas a Insys adicionou um sistema de entrega por spray que permitiu que eles o promovessem como um produto premium. No filme, o medicamento é chamado Lonafin e a empresa se chama Zanna.

Kapoor obteve sucesso através do que era chamado de “programa de palestrantes”. Na realidade, ele estava convencendo médicos a prescrever medicamentos altamente viciantes e desnecessários para pacientes vulneráveis.

Em 2020, Kapoor foi condenado à prisão por subornar profissionais médicos e por uma “conspiração de extorsão” e recebeu uma sentença de 66 meses.

O filme se passa na Flórida, onde provavelmente havia representantes de vendas da Insys, mas na realidade eles estavam espalhados por todos os Estados Unidos.

No filme, o diretor David Yates se concentra na personagem principal, Liza Drake (Emily Blunt), que representa múltiplos pontos de vista do artigo original. Máfia da Dor, está disponível na Netflix.

MAIs LIDAS