Entre os dias 30 de maio e 8 de junho, a cidade de São Luiz do Paraitinga será palco da Festa do Divino Espírito Santo, celebração centenária que une fé e cultura popular. Neste ano, a organização do evento contará com o reforço do projeto “Festa do Divino Espírito Santo de São Luiz do Paraitinga-SP – Divino Encontro de Cultura Popular”, iniciativa que dará apoio logístico no acolhimento de grupos tradicionais durante os dias do evento. O projeto busca garantir o deslocamento, acolhimento e alimentação dos grupos de Congadas, Moçambique, Danças de Fitas e outras expressões populares do estado de São Paulo. A proposta surgiu como resposta aos desafios enfrentados por esses grupos, como a dificuldade de transporte e o desinteresse de jovens pelas manifestações populares.
TRADIÇÃO: A Festa do Divino é a maior e mais tradicional celebração religiosa da cidade, com mais de 200 anos de história, e acontece anualmente até o Domingo de Pentecostes, comemorando a descida do Espírito Santo 50 dias após a Páscoa.
Reconhecida como um ícone da cultura popular paulista, São Luiz do Paraitinga já abrigou, nas décadas de 1950 e 1960, até 18 grupos de Moçambique. O folclorista Alceu Maynard Araújo chegou a chamá-la de “Capital da Zona Moçambiqueira Paulista”. Mesmo com as mudanças sociais e os desafios contemporâneos, a cidade mantém viva sua identidade cultural, tendo na Festa do Divino o ponto alto de seu calendário.
Com a realização do projeto “Festa do Divino Espírito Santo de São Luiz do Paraitinga-SP – Divino Encontro de Cultura Popular”, a festa poderá contar com a presença de mais de 20 grupos de cultura popular, incluindo Congadas, Moçambique, Danças de Fitas, Maracatu e Caixeiras.
PROGRAMAÇÃO:
31/05/2025 – Sábado– 16h – Apresentação de grupos de cultura popular- Centro Histórico
01/06/2025 – Domingo– 06h – Baque da Alvorada – Maracatu de Baque Virado
Centro Histórico
03/06/2025 – Terça-Feira– 09h – Vivência com Mestre Paizinho do Moçambique (Taubaté/SP). Para alunos da EMEF Cassiana dos Santos Moreira – B. dos Alvarengas
13h30 – Vivência com Mestre Paizinho do Moçambique (Taubaté/SP)
Para alunos da EMEF João Gonçalves dos Santos – B. São Sebastião
04/06/2025 – Quarta-Feira– 9h50 – Vivência com Mestre Paizinho do Moçambique (Taubaté/SP). Para alunos da EMEF Prof. Waldemar Rodrigues – Centro
10h40 – Vivência com Mestre Paizinho do Moçambique (Taubaté/SP)
Para alunos da EMEF Prof. Waldemar Rodrigues – Centro
13h – Vivência com Mestre Paizinho do Moçambique (Taubaté/SP)
Para alunos da EMEF Prof. Waldemar Rodrigues – Centro
06/06/2025 – Sexta-Feira– 13h30 – Vivência com Mestre Flávio Itajubá – Maracatu Baque do Vale (Taubaté -SP). Para alunos da E.E. Monsenhor Ignácio Gióia – Centro
14h20 – Vivência com Mestre Flávio Itajubá – Maracatu Baque do Vale (Taubaté -SP)
Para alunos da E.E. Monsenhor Ignácio Gióia – Centro
07/06/2025 – Sábado– 14h30 – Exibição dos curta-metragem: “…E assim ficarás na história…”, “Mestre Lumumba – IfeBogboAiye” e “Resgate de Sonoridades” / Roda de conversa com o tema: “A importância dos Grupos de Cultura Popular Tradicional para os Novos Desafios da Humanidade “Mediada Pelo historiador João Rafael Cursino.
Biblioteca Municipal
08/06/2025 – Domingo– 6h – Alvorada com Grupos de Cultura Popular
Centro Histórico- 9h às 17h – Apresentação de grupos de cultura popular
Centro Histórico
Empresa Jornalística e Cultural Semanário de Jacarei Ltda.
CNPJ: 20.128.966/0001-16
Diretora geral: Inez Valezi
Idealização/desenho: Inez Valezi
Design/produção: Matutar.com
Tel: 12- 98125.9297
Todos os direitos reservados.
Este é o WhatsApp do Semanário de Jacareí e Região, em que podemos ajudar?