Espetáculo “Lambe Lambe da Roça” se apresenta no Vale do Paraíba neste final de semana

Companhia teatral especializada em Teatro de Sombras, Cia. Quase Cinema apresenta o espetáculo “Lambe Lambe da Roça” por cidades do Vale do Paraíba ao longo do mês de setembro. A circulação através do edital Proac/ PNAB se iniciou na Abertura da 19ª Mostra de Artes Cênicas de Jacareí e segue por São José dos Campos e Paraibuna, encerrando sua temporada no dia 21 de setembro. Todas as apresentações são gratuitas e evocam o teatro de rua, livre e acessível ao público, para apresentar a arte do Teatro de Sombras para toda família.

A peça “Lambe Lambe da Roça” traz o universo rural como cenário de suas narrativas e uma proposta diferente: assistir ao espetáculo através de uma caixa-preta que leva o público a histórias repletas de magia e diversão. Por um pequeno visor, cada espectador tem o seu momento para assistir à peça, deixando as ruas e praças de fora para adentrar em um novo mundo. São tramas diversas que se unem pelo mundo encantado da nossa fauna e flora nativa, pela linguagem do lambe-lambe e pelo teatro em miniatura. Uma combinação e tanto para transportar o público em uma experiência que só o teatro pode criar. 

O espetáculo é o primeiro da renomada Cia. Quase Cinema a unir a linguagem do Teatro de Sombras com a do Lambe Lambe. “Esta forma teatral brasileira foi criada pelas artistas baianas Denise dos Santos e Ismine Lima no ano de 1989”, conta Ronaldo Robles, diretor da Cia. “Originalmente, os fotógrafos de rua utilizavam máquinas, em forma de caixa, onde o processo de revelação consistia em lamber o negativo. Assim, o Lambe Lambe é um espetáculo que acontece para um único espectador dentro de uma caixa.”

Como forma de democratizar o acesso a essas linguagens, as apresentações de “Lambe Lambe da Roça” acontecem em espaços públicos, de forma gratuita, retornando a forma de origem destas atividades de rua. Assim, os mais diversos públicos podem encontrar formatos artísticos acessíveis, em suas mais diferentes maneiras. Fazendo da troca também uma forma de perpetuar a magia que cada viagem por uma caixa-preta traz.
Dia 19 de setembro às 10h | São José dos Campos

Local: Parque Vicentina Aranha

R. Eng. Prudente Meireles de Morais, 302 – Vila Adyana

Dia 21 de setembro às 11h | Paraibuna
Local: Praça Manoel Antônio de Carvalho

MAIs LIDAS