Entrevista de emprego é como a Copa do Mundo: não chute essa bola para fora

Karla Clarinda

Participar de um processo seletivo é equivalente a participar de uma competição especial, como, por exemplo, a Copa do Mundo. Especialmente, no que tange a aspectos comuns que são compartilhados nessas situações como concentração, antecipação, proatividade e empatia.

Numa entrevista de emprego é fundamental que o candidato esteja cem por cento preparado, para que eventuais deslizes sejam minimizados e sua atuação seja destacada. Para isso, seguir um roteiro antes, durante, e até após a entrevista, é determinante para o (a) pleiteante à vaga alcance o máximo do seu potencial.

Antes da entrevista
Estude a empresa, saiba com detalhes seu ramo e sua atuação. Se você souber quem participará da entrevista, busque informações sobre esse profissional. Tente obter, também, o maior número de informações sobre o escopo da vaga. Aqui, estamos falando de preparação, e como já foi citado, não há espaço para brechas. No que depender de você, tudo sairá conforme o planejado.

Lembre-se do seu histórico profissional, com todos os cargos ocupados, funções exercidas e cursos realizados. Relembre essas informações para estar com elas na ponta da língua,

Também não se esqueça de se vestir confortavelmente e chegar com antecedência (no mínimo, quinze minutos) ao local da entrevista. Assim você poderá já começar a sentir o funcionamento da empresa e ter a tranquilidade necessária para colocar sua estratégia em prática.

Durante a entrevista
Responda os questionamentos que lhe forem feitos com firmeza e sem afobação. Mostre que está preparado (a) e seguro (a). Olhe nos olhos dos entrevistadores ao responder as questões e não precipite sua fala. Aliás, busque não falar nem demais, nem de menos. Se você responder as questões apenas com “sim” ou “não”, mostrará timidez e dificuldade em se comunicar, enquanto falar sem parar vai atrapalhar o andamento da entrevista e poderá contar pontos negativos para você.

Seja sincero sobre seus pontos a melhorar e mostre que você já está em busca de aprimoramento, de preferência com a realização de cursos. Preste atenção na sua postura e na sua comunicação não verbal para passar uma imagem de confiança, afinal o corpo fala. Ah, braços cruzados nem pensar.

Após a entrevista
Legal, você foi lá, deu o melhor de si e foi muito bem na entrevista. Agora, o que resta é aguardar. Nada de ficar cobrando resultado dias depois do pleito. Tenha calma, o que cabe a você já foi feito, e as chances de final feliz são grandes.

Então, vai participar de um processo seletivo? Prepare-se e vá com tudo para fazer um golaço, já que, entrevista de emprego é Copa do Mundo. Saia campeão dessa final.

Karla Clarinda, atua na área de RH como estrategista em recolocação de profissionais. Formada em Administração e Contabilidade. Atua em frentes de trabalho com projeto social voltado para empregabilidade. Acesse: https://www.instagram.com/karla.clarinda.

MAIs LIDAS