A maneira como os eletrodomésticos são utilizados e a potência desses equipamentos tem relação direta com o valor da conta de luz. Durante o verão, há ainda outro fator a ser considerado: as altas temperaturas. Os aparelhos de refrigeração, bastante utilizados em épocas de forte calor, consomem mais energia para manter o mesmo desempenho em relação aos períodos do ano com temperaturas mais amenas. Para orientar os clientes em sua área de concessão, a EDP, distribuidora de energia de Guarulhos, Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte, esclarece alguns mitos e verdades sobre o consumo de energia.
Entre os exemplos que devem ser evitados destacam-se o hábito de deixar lâmpadas acesas ou a televisão ligada ao sair de casa por longo período ou viajar, para simular presença, ou ligar o ar-condicionado antes de entrar no cômodo.
Conforme apontado pelo gestor da EDP, Roberto Miranda, outras práticas que parecem pouco relevantes podem resultar em um impacto na conta de energia quando somadas.
“É importante lembrar que os eletrônicos, mesmo na função standby, continuam consumindo energia. Apesar da crença que o consumo é baixo nessa condição, a soma de todos os eletrônicos em espera na residência pode se tornar representativa no total da conta de energia”, afirma o gestor. Estes equipamentos no modo standby podem superar 10% do total do consumo de energia em uma residência, dependendo do hábito da família.
Com as mudanças climáticas e temperaturas acima da média, equipamentos de refrigeração merecem maior atenção referente ao seu consumo. Geladeira, freezer e ar-condicionado, consomem mais energia para rejeitar o calor do ambiente e manter a eficiência. Isso resulta em uma elevação do consumo de energia, mesmo com hábitos de consumo inalterados.
Por exemplo, em condições de temperatura ambiente mais elevada, o consumo de energia pode aumentar até 20% para cada 5°C a 10°C acima da temperatura padrão para a qual o refrigerador foi projetado. “É necessário compreender a importância de utilizar da energia de forma responsável, não apenas para reduzir custos, mas também para minimizar o impacto ambiental”, destaca o gestor.
Confira alguns mitos e verdades:
. Lâmpadas de LED consomem menos energia que as fluorescentes?
. Secar roupas atrás da geladeira não interfere no consumo de energia?
. Deixar eletrônicos, como celular, carregando a noite toda prejudica o consumo?
. O chuveiro é o eletrodoméstico que mais consome eletricidade
. O consumo consciente da água diminui os gastos com eletricidade
. Passar as roupas aos poucos é mais econômico do que acumular as peças
Empresa Jornalística e Cultural Semanário de Jacarei Ltda.
CNPJ: 20.128.966/0001-16
Diretora geral: Inez Valezi
Idealização/desenho: Inez Valezi
Design/produção: Matutar.com
Tel: 12- 98125.9297
Todos os direitos reservados.
Este é o WhatsApp do Semanário de Jacareí e Região, em que podemos ajudar?