Cuidado para não comprar pela metade do dobro nesta Black Friday!

A Black Friday de novembro de 2024 está se aproximando, prometendo grandes promoções e ofertas irresistíveis, gerando o que chamamos nas finanças comportamentais de F.O.M.O, que é uma sigla em inglês de Fear Of Missing Out, que nada mais é que o medo de ficar de fora, se traduzirmos para o português. Com isso, bate aquela ansiedade pelo consumo desenfreado dos consumidores que aguardam ansiosamente para antecipar as compras de fim de ano, mas também para comprar aquelas coisas de que elas nem precisam com o dinheiro que não possuem para impressionar as pessoas de quem não gostam. Por outro lado, para quem se planejou e vem acompanhando com atenção os preços dos produtos almejados e vem poupando os recursos para isso, pode ser uma boa oportunidade de economizar!

Porém, nem tudo são flores e justamente nesta época do ano, em que as pessoas e as famílias estão mais dispostas a gastar, surgem também armadilhas e riscos, especialmente no mundo das compras online. Para ajudar você a aproveitar ao máximo essa data sem preocupações, reunimos algumas dicas importantes para evitar que caia em golpes e para que possa realizar compras mais inteligentes e planejadas:

  1. Cuidados Essenciais para Não Cair em Golpes

Compre sempre em sites confiáveis

  • Verifique se o site tem um endereço que começa com https:// (o “s” indica uma conexão segura).
  • Procure pela reputação da loja em sites como Reclame Aqui, Procon ou pelas avaliações de outros clientes para que não seja vítima de uma fraude.
  • Evite acessar promoções enviadas por e-mails, WhatsApp ou mensagens desconhecidas, pois podem conter links fraudulentos.

Desconfie de preços muito baixos

Se o desconto parece bom demais para ser verdade, desconfie e fique atento até mesmo ao Facebook e ao Instagram, pois, como se pode colocar anúncios pagos nestas plataformas, isso não significa que só porque estão sendo veiculados nestes lugares que são seguros!

Compare preços em plataformas confiáveis, como Buscapé ou Zoom, para saber o valor médio do produto antes de comprar. Isso pode ser realizado clicando no histórico e escolhendo um período de busca que pode chegar até 1 ano, fazendo com que o consumidor possa ter uma boa ideia de como os preços variaram ao longo do tempo para poder tomar uma decisão de compra mais consciente.

Proteja seus dados pessoais

  • Nunca forneça informações como CPF ou dados de pagamento em sites que não sejam confiáveis.
  • Prefira métodos de pagamento seguros, como cartões virtuais ou plataformas intermediárias (PayPal, Mercado Pago, etc.).

Atualize seus dispositivos

Mantenha seu antivírus e sistema operacional atualizados para evitar que algum malware invada seu computador ou celular ocasionando o roubo de suas informações.

  • Como Fazer Compras Planejadas e Economizar de Verdade

Para evitar compras por impulso ou arrependimentos, o planejamento é fundamental. Confira as estratégias abaixo:

Defina uma lista de desejos e um orçamento

  • Antes da Black Friday, liste os produtos que realmente você necessita e estipule um valor máximo para gastar.
  • Separe as compras por prioridade, evitando cair em tentações por itens desnecessários.

Pesquise preços com antecedência

  • Comece a monitorar os preços semanas antes. Assim, você saberá se o desconto na Black Friday é realmente vantajoso e que não está comprando algo pagando a metade do dobro!
  • Use sites e aplicativos de comparação de preços para garantir o melhor custo-benefício como os citados acima.

Fique atento às promoções antecipadas

  • Muitas lojas iniciam as ofertas dias ou semanas antes da Black Friday oficial. Aproveitar essas promoções pode evitar a correria e a falta de estoque.

Prefira fretes gratuitos ou com valor justo

  • O custo do frete pode anular a economia do desconto, então, verifique se a loja oferece condições vantajosas para envio de suas compras.

Acompanhe políticas de troca e devolução

  • Leia com atenção as regras para trocas e devoluções antes de finalizar a compra, especialmente para eletrônicos e roupas.
  • Black Friday: Momento de Economia, Não de Endividamento

Por fim, lembre-se de que a Black Friday não deve ser motivo para descontrole financeiro. Compras planejadas e conscientes garantem uma experiência positiva e sem arrependimentos, por isso faça sempre a pergunta básica: “Eu realmente preciso disso?”

Aproveite essa data para adquirir produtos de que você realmente precisa ou para adiantar presentes de Natal, mas mantenha o foco no seu orçamento, já que ainda há a ceia de Natal e o Réveillon somado às despesas de início do ano. Não se esqueça de que há também promoções para investimentos no mercado financeiro, proporcionadas pelas corretoras de valores, com taxas de remuneração diferenciadas ou com menor investimento inicial.

Com essas orientações, espero que você possa transformar a Black Friday de 2024 em uma experiência segura e proveitosa e, se precisar de um profissional que lhe auxilie melhor a planejar não somente as suas compras, mas o seu futuro financeiro, conte sempre com um planejador financeiro com a certificação CFP®.

Tenha parcimônia, não se empolgue demais e boas compras planejadas!

Rogério Nakata é Planejador Financeiro CFP® da Economia Comportamental e palestrante sobre os temas Educação Financeira e Planejamento Financeiro de grandes organizações públicas e privadas.

E-mail: atendimento@economiacomportamental.com.br

MAIs LIDAS