UM JACAREIENSE FUNDOU Corumbá de Goiás
A cidade CORUMBÁ DE GOIÁS foi fundada em 1730. Suas origens, portanto, é do período colonial. Segundo o IPHAN foi seu fundador DIOGO PIRES MOREIRA.
Em 2001 recebi uma carta de Ramir Curado, historiador e morador daquela cidade, que me pedia informações sobre Diogo Pires, dado como jacareiense. Enviei-lhe alguns apontamentos que possuía.
“O crescimento populacional de Corumbá fez com que fosse criado em 1739 um corpo de infantaria no arraial, à frente do qual foi colocado o sertanista Diogo Pires Moreira, que parece ter sido o fundador dessa povoação” – escreveu Ramir.
Também, nas informações do IPHAN sobre a cidade, consta que na Igreja Nossa Senhora da Penha de França, sob seu piso estão enterrados, entre outros, Diogo Pires Moreira, fundador de Corumbá, A igreja foi construída por escravos entre 1731 e 1751, no local onde havia uma capela que abrigava a primeira imagem da Santa. Em 1733 a povoação sofreu ataque dos índios caiapó o que fez a transferência para a margem direita do rio. Trata-se, portanto, de uma igreja que pertence ao patrimônio da história de Corumbá.
Diogo Pires Moreira era filho do Capitão Diogo Pires Moreira que era casado com Maria Bicudo. Ele faleceu em 1691 e ela em 1705. O Capitão Diogo foi Juiz ordinário de São Paulo. O sobrenome Moreira pertence a uma família que, desde o século 16, está presente no Brasil.
Diogo nasceu em 1659 e foi casado com Brígida Sobrinha de Aguiar, que era sobrinha do Capitão Mor Simão Dias de Moura (Governador da Capitania de N. Sra. Da Conceição de Itanhaém. Brígida era filha de Bartolomeu Fernandes, natural da Ilha da Madeira e foi vereador em São Paulo. Não se tem maiores informações sobre esse jacareiense fundador de Corumbá de Goiás, chamado de sertanista paulista. A família de Diogo era natural de Mogi das Cruzes que foram os primeiros povoadores de Jacareí e na ata de fundação consta o nome de Salvador Correa Moreira. Tinha também um irmão legítimo Manoel Rodrigues Moreira, segundo Benedito Raimundo Alves, que o cadastrou.
Os vínculos com Jacareí surgem ao longo das pesquisas envolvendo a família Moreira. Maria Moreira, nascida em Taubaté, em 1664 era casada com João Damasceno de Lara, natural de Jacareí, considerado “um dos homens da república e bons do povo”. A expressão república refere-se à vida pública e não à forma de governo. Joana Moreira de Castilho nascida por volta de 1670 era casada com João Rodrigues Góes, “pessoa da governança em Jacareí, onde serviu no cargo de vereador”.
Este é mais um nome que precisa ser pesquisado mais profundamente, assim como do outro jacareiense que fundou Capina Verde – João Batista de Siqueira.
Corumbá de Goiás é uma cidade com 10.562 habitantes, distante 110 quilômetros de Goiânia. Passou a denominar-se de Goiás, em razão de cidade com o mesmo nome em Mato Grosso do Sul. Fica às margens do Rio Corumbá.
Algumas fotos da cidade.
Empresa Jornalística e Cultural Semanário de Jacarei Ltda.
CNPJ: 20.128.966/0001-16
Diretora geral: Inez Valezi
Idealização/desenho: Inez Valezi
Design/produção: Matutar.com
Tel: 12- 98125.9297
Todos os direitos reservados.
Este é o WhatsApp do Semanário de Jacareí e Região, em que podemos ajudar?