Conheça 5 tendências de Design que impactarão as marcas em 2023

Flavia Valentim

Com objetivo de ajudar as marcas a direcionarem melhor suas estratégias de marketing, a CBA B+G (agência de branding e design) do grupo WPP, já realizou suas pesquisas e divulgou uma lista com as principais tendências de design que impactarão as marcas neste ano, o chamado: Useful Design Trends.  

. As principais tendências selecionadas pela agência foram baseadas em estudos das áreas de bem-estar, poder aquisitivo e sociedade, meio ambiente e empoderamento. É importante que as marcas estejam atentas às novas tendências se quiserem aplicar suas estratégias de maneira assertiva, para entregar aquilo que os consumidores estarão buscando em 2023.  

  1. Bem-estar: vida vegana/vegetariana  

Não é moda ser vegano ou vegetariano, é um estilo de vida que as pessoas escolhem seguir pelos benefícios para a saúde e para o meio ambiente, e esse público só vem aumentando. Se sua marca ainda não entendeu a importância de se atentar a esse público que se expande cada vez mais, chegou o momento!  

Não importa se seu produto é físico ou um serviço, se pergunte como você pode trabalhar para que seu negócio atenda e agrade esse público sustentável. Repensar as embalagens, a produção e entrega do seu produto/serviço é uma boa forma de começar.  

  • Poder aquisitivo: acessível para todos os bolsos 

A realidade é que a pandemia causou um grande impacto econômico a todos os brasileiros. Boa parte das pessoas teve seu poder de compra diminuído, e sentem uma maior dificuldade em ter acesso a certos produtos e serviços.  

Com menos dinheiro no bolso, as empresas estão buscando desenvolver serviços e produtos que sejam mais acessíveis.  

  • Sociedade: mãe/pai de pet é real! 

As novas gerações não estão interessadas em ter filhos, em contrapartida, mães e pais de pet são realidade. Esse público precisa de produtos e serviços diversificados e personalizados. Por exemplo: bares e restaurantes que oferece espaço para animais, ou Pet Friend. 

  • Meio ambiente: sustentabilidade 

O assunto meio ambiente não é novo entre as marcas, mas a cada ano que se passa, as tendências que giram em torno do tema só aumentam.  

A protagonista da vez é a sustentabilidade, nesse sentido a ideia é adotar ações mais sustentáveis, inteligentes e que cause menos ou nenhum impacto no meio ambiente. As embalagens biodegradáveis são tendência no momento.  

  • Empoderamento: diversidade de corpos  

Em tempos de empoderamento, as marcas estão abrindo mais espaço para abordar a diversidade de corpos em suas campanhas. Todo corpo pode ser bonito e normal, a ideia é incentivar a autoestima e aceitação de si mesmo.  

Ainda existe o tal “padrão”? 

O que é o “padrão” atual? 

Como falar com o público sem colocá-lo dentro de alguma pressão estética?  O mundo mudou o olhar das pessoas, e junto a essa transformação, o posicionamento das marcas. 

Flávia Chaves Valentim Rodrigues, é publicitária, pós graduada em marketing, mestre em desenvolvimento regional, possui 20 anos de experiência em comunicação corporativa, publicações empresariais e comunicação digital, é palestrante in company e professora de graduação e pós-graduação. É proprietária da Vínculo Consultoria em Comunicação e Marketing Digital com 14 anos no mercado prestando serviços de redes sociaise blogs, inbound marketing, guest post e native advertising, e outros. www.vinculoconsultoria.com, telefone: (12) 3912-9990 e Whatsapp: 99113-7083. 

MAIs LIDAS