Coletivo Labirinto traz para Jacareí a peça:“MIRAR: QUANDO OS OLHOS SE LEVANTAM”

No sábado, dia 20, às 20 horas, no Teatro Municipal Ariano Suassuna, o Coletivo Labirinto traz para Jacareí a peça  “Mirar: Quando os olhos se levantam”. A apresentação é gratuita.

 Depois de uma série de trabalhos teatrais em que levou à cena textos elaborados no além das fronteiras brasileiras – passando por dramaturgias de Argentina, Uruguai e Chile, o Labirinto aborda em “MIRAR…” tentativas de se (auto) reconhecer nas palavras, limites, histórias, dores, cores e sabores deste corpo e chão comuns, que são nosso continente.

Quatro caminhantes percorrem lugares e histórias da América Latina em uma espécie de busca-viagem por pertencimento. O espetáculo lança mão de expedientes contemporâneos para revelar o lastro da colonização, celebrar a potência da diversidade dos povos, e refletir aspectos contraditórios do nosso continente para mirar além das fronteiras.

O objeto disparador do processo criativo do espetáculo foi o livro Crônicas de Nuestra America, escrito por Augusto Boal e publicado em 1977. A obra reúne dez crônicas que versam sobre situações, ambiências e personagens  tipicamente latino-americanas, observadas e colhidas pelo diretor e dramaturgo desde sua saída do Brasil, em 1971, reflexo do endurecimento da ditadura militar em nosso país. Em diálogo com o contexto e conteúdo da obra de Boal, o Coletivo Labirinto propôs, durante o processo de criação deste espetáculo, um passeio sobre as atuais crônicas deste continente tão cheio de saques históricos, personalidade e contradições. A América Latina da década de 1970 em contágio e contato com os tempos atuais.

O espetáculo MIRAR: QUANDO OS OLHOS SE LEVANTAM tem texto e direção de Jé Oliveira e o elenco é formado pelos artistas-criadores Abel Xavier, Carol Vidotti, Emilene Gutierrez e Lua Bernardo (musicista). Fotos de Mayra Azzi.

Mais informações em: www.coletivolabirinto.com.br  –  @coletivo.labirinto

MAIs LIDAS