Boa vizinhança: por que é importante e como conviver bem?

Adriana Velozo

É de comum acordo que ter uma boa vizinhança é elementar para garantir uma vida com menos incômodos e com mais qualidade, não é mesmo? Entretanto, para que tenha a harmonia em seu condomínio é elementar que cada pessoa faça a sua parte e busque sempre respeitar os limites, especialmente em relação ao espaço do vizinho.

Viver em harmonia com os vizinhos é importante para evitar que as diferenças gerem conflitos e acabem prejudicando a sua vida e também a de sua família.

Essa convivência harmoniosa garante mais tranquilidade no dia a dia e permite que relações com pessoas agradáveis sejam criadas. Isso significa que os vizinhos vão confiar em você e que a velha história de “ajudar e ser ajudado” pode se tornar realidade no local onde você mora.

O primeiro passo para conviver bem com os vizinhos é respeitar as regras do local. Isso engloba qualquer tipo de condição especial que deve ser seguida, a fim de que as pessoas do ambiente vivam em harmonia. Na maioria das vezes, elas estão diretamente ligadas com ações diárias dos próprios moradores.

Outro requisito: seja gentil, pois não adianta agir dentro das regras e não tratar as  pessoas com respeito, não é verdade? Comportar-se com grosseria e ser mal-educado pode lhe afastar de todos os moradores e, ainda pior, pode fazer de você um vizinho desagradável.

Por esse motivo, a sugestão é praticar a gentileza e ser educado, tornando o convívio muito mais agradável. Para isso, cumprimente e sorria para os demais moradores; converse civilizadamente; recepcione um novo vizinho; pratique a troca de pequenos favores.

Para viver bem é imprescindível respeitar os vizinhos. É preciso respeitar as decisões de outras pessoas, assim como eles devem ouvir  as suas  opiniões.

É importante também considerar os funcionários do seu condomínio e, mais que isso, é elementar tratá-los bem. Lembre-se de agradecê-los por um serviço, cumprimentar o porteiro e seguir as regras de etiqueta, que valorizam ainda mais a pessoa que você é.

Agora que você já sabe algumas dicas para ter uma boa vizinhança e conviver bem com os seus vizinhos, atente-se em relação a isso  e pratique as sugestões! 

Não se esqueça da importância que tem essa convivência agradável e tenha dias muito melhores!

Vale falar ainda que essas são maneiras para a sua família se sentir bem mais à vontade e rodeada de boas pessoas. Relembro aqui um  ditado popular: “ter vizinhos amigos garante maior segurança do que ter uma boa fechadura na sua porta.”

Adriana Velozo advogada especialista em Direito Condominial e Imobiliário, Vice Presidente da Comissão de Direito Condominial da OAB de Jacareí, Santa Branca e Salesópolis. Sócia fundadora do escritório ADMVELOZO que atua há mais de 15 anos prestando assessoria jurídica para Condomínios e Associações no Vale do Paraiba, Litoral Norte e Região Bragantina. @adm.velozo

MAIs LIDAS