
A corrida para a Black Friday está prestes a iniciar, oficialmente no fim da próxima semana, dia 28/11, e as projeções para 2025 indicam um cenário bastante aquecido e animador para o comércio. De acordo com a Neotrust, o e-commerce brasileiro pode faturar cerca de R$ 11 bilhões no período do evento. Outros levantamentos são ainda mais otimistas: estima-se que as vendas online ultrapassem R$ 13 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Inteligência Artificial e E-commerce (Abiacom).
Mas, apesar desse otimismo, existe um viés, ou, no linguajar do consumidor, um “pé atrás”, pois muitos continuam bastante desconfiados com as promoções apresentadas e que já se iniciaram desde o começo do mês e que se fortalecerão nesta última semana de novembro. Este sentimento também é demonstrado em uma pesquisa recente da E-Commerce Brasil, que revelou que 25,7% dos brasileiros afirmaram já terem sofrido ou sido vítimas de golpes digitais em promoções como a Black Friday. Adicionalmente, segundo dados do Reclame Aqui, 63% dos consumidores disseram que não conseguiram identificar golpes que usavam Inteligência Artificial durante essas campanhas, demonstrando ainda o temor deles com as compras pela internet, apesar de todo o entusiasmo do setor do comércio.
Ou seja: a expectativa de grandes liquidações existe, mas o risco de “promoção falsa” também é real.
Por que “não pagar tudo pela metade do dobro”?
A famosa “Black Fraude” não é piada: é real! Muitas lojas elevam os seus preços antes do tão aguardado evento só para aplicar um “desconto” que, na prática, repõe ou até ultrapassa o valor original. Esse tipo de artifício é bem conhecido entre os consumidores mais atentos, e entidades de defesa dos direitos do consumidor alertam para isso. Dentre as recomendações está a do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), que recomenda:
Além disso, a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) lançou um guia especial para a Black Friday, reforçando que “muitos produtos têm seus preços elevados dias antes do evento apenas para que o desconto pareça vantajoso”. Para isso, segue o link para baixar a cartilha mencionada: https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/noticias/ministerio-da-justica-lanca-guia-do-consumidor-para-a-black-friday/copy2_of_CartilhaSenaconBlackFriday12.pdf
Como fazer uma pesquisa de preços eficiente antes de comprar
Para evitar cair nas ciladas da Black Friday, vale seguir alguns passos práticos
Faça a seguinte pergunta a si mesmo: “Eu realmente preciso disso?”
Tudo isso pode auxiliar na comprovação de que o desconto era real ou denunciar a oferta enganosa.
Cuidados extras para evitar golpes
Além do truque do “desconto inflacionado”, há outras ciladas comuns durante a Black Friday:
Por fim, a Black Friday pode ser uma oportunidade excelente para realizar boas compras, desde que PLANEJADAS! Mas exige preparo antecipado, paciência e estratégia.Seguindo esses cuidados, evitará pagar “tudo pela metade do dobro”, adquirindo pelo preço que realmente vale! Seu bolso agradece, pois, além de realizar boas compras, evitará um monte de dores de cabeça.
Fique atento às decisões por impulso, aprenda a dominar seus comportamentos financeiros e, se necessitar de auxílio, conte com um Planejador Financeiro com a certificação CFP®.

Rogério Nakata é Planejador Financeiro CFP® da Economia Comportamental e palestrante sobre os temas Educação Financeira e Planejamento Financeiro de grandes organizações públicas e privadas.
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