A Diretoria de Proteção Animal de Jacareí (DPA) participou de duas ações de resgate de animais silvestres nesta semana. O primeiro caso aconteceu no Bairro São Silvestre, em que uma preguiça foi avistada por uma moradora que acionou a DPA. Os técnicos estiveram no local e devolveram o animal para uma árvore e, depois, conversaram com os munícipes sobre o comportamento da espécie e as melhores formas de se relacionar com a fauna daquela região. No segundo caso, no bairro Panorama, foi um pequeno ouriço que se perdeu e acabou se escondendo em um arbusto, na Avenida Bela Vista. Acuado por cães, o animal precisou da ajuda dos técnicos para ser resgatado e devolvido em mata aberta. Saiba o que fazer ao encontrar um animal silvestre:
Jacareí é uma cidade com vasta população de animais silvestres. Aves diversas como tucanos, corujas e maritacas, capivaras, tatus, cobras, lobos-guará e gambás, são alguns dos exemplos de animais que se misturam com a cidade, em um equilíbrio delicado que requer cuidado no trato e responsabilidade de todo munícipe. A recomendação é, caso encontre um animal silvestre, evitar a interação e acione as equipes especializadas no assunto. A Diretoria de Proteção Animal mantém, inclusive, um site com diversas orientações sobre o tema. Veja, a seguir, alguns procedimentos:
E é muito importante reforçar: estes animais não devem ser domesticados em hipótese nenhuma. É crime ambiental, inclusive, de acordo com a Lei de
Crimes Ambientais de 1998.
Empresa Jornalística e Cultural Semanário de Jacarei Ltda.
CNPJ: 20.128.966/0001-16
Diretora geral: Inez Valezi
Idealização/desenho: Inez Valezi
Design/produção: Matutar.com
Tel: 12- 98125.9297
Todos os direitos reservados.
Este é o WhatsApp do Semanário de Jacareí e Região, em que podemos ajudar?