Apoiados pela Suzano, apicultores(as) do Programa Colmeias ampliaram em 30% a produção de mel no Estado de São Paulo em 2024. A iniciativa, que promove a apicultura sustentável, beneficiou mais de 530 produtores(as) e movimentou R$ 9,3 milhões no ano, crescimento de 52% em relação a 2023.
O Programa Colmeias integra geração de renda, conservação ambiental e fortalecimento das comunidades locais. Os resultados ganham destaque neste mês, em que se celebram o Dia da Abelha (20/5) e o Dia do Apicultor (22/5).
A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir de eucalipto, comemora os resultados expressivos do Programa Colmeias, sua iniciativa de fomento à apicultura sustentável. Somente no Estado de São Paulo, a iniciativa registrou um crescimento de 30% na produção em 2024, saltando de 753 toneladas para mais de 981 toneladas de mel. O avanço também refletiu no faturamento do programa, que movimentou R$ 9,3 milhões no período, valor 52% superior em comparação ao ano anterior.
As abelhas são fundamentais para a biodiversidade, pois garantem a polinização de diversas espécies vegetais. Integrar a apicultura às plantações de eucalipto é uma prática que contribui para o equilíbrio dos ecossistemas e, ao mesmo tempo, gera fonte sustentável de renda para as comunidades locais. Ao estimular a profissionalização da apicultura e ampliar o acesso a mercados, o Colmeias promove mudanças significativas na vida de pequenos(as) produtores(as) e beneficia centenas de famílias.
“Na Suzano, acreditamos que só é bom para nós se for bom para o mundo, e o Programa Colmeias traduz esse propósito ao conectar geração de trabalho e renda com a proteção da biodiversidade. Nossa intenção é fortalecer ainda mais essa cadeia produtiva nos territórios onde atuamos, contribuindo para um futuro mais justo, próspero e sustentável para todos(as)”, afirma Adriano Martins, coordenador de Relacionamento Social da Suzano.
Em 2024, o programa beneficiou diretamente 535 apicultores(as), ligados(as) a 16 associações nas regiões do Vale do Paraíba, Oeste e Sul do Estado de São Paulo. Juntos(as), esses(as) produtores(as) mantiveram no ano passado mais de 15 mil colmeias instaladas em áreas florestais da Suzano, resultando em uma produção significativa de mais de 239 toneladas de mel só em áreas da empresa.
No Vale do Paraíba, a Cadeia Produtiva Local (CPL) atende dezenas de apicultores(as) de várias cidades da região inseridos(as) em associações com suas sedes nos municípios de São Luiz do Paraitinga, Caçapava, São José dos Campos e Redenção da Serra.
O apicultor Carlos Eduardo Silva de Amorim, coordenador da CPL desta região é exemplo do impacto positivo que o projeto tem promovido. Envolvido com abelhas desde 1987, ele testemunha os avanços proporcionados pelo apoio técnico e institucional do programa.
“O Colmeias chegou como uma oportunidade real para quem quer transformar a apicultura em um negócio viável. Com o apoio da Suzano, conseguimos organizar melhor nossa produção, ganhar visibilidade e acesso a novos mercados. Hoje, vejo famílias que antes estavam desmotivadas, voltando a acreditar no campo. É gratificante fazer parte disso”, destaca.
Segundo Amorim, o programa tem sido fundamental especialmente para produtores com poucas posses ou que vivem em áreas urbanas, sem espaço para instalar colmeias. “A Suzano disponibilizou áreas, ajudou na capacitação e fortaleceu as nossas associações. A apicultura agora é vista com outros olhos por aqui”, diz.
Empresa Jornalística e Cultural Semanário de Jacarei Ltda.
CNPJ: 20.128.966/0001-16
Diretora geral: Inez Valezi
Idealização/desenho: Inez Valezi
Design/produção: Matutar.com
Tel: 12- 98125.9297
Todos os direitos reservados.
Este é o WhatsApp do Semanário de Jacareí e Região, em que podemos ajudar?