Aplicativo e plataforma online, que autorizam rota de cargas pesadas em Jacareí, passam por atualização 

Rota de Cargas Pesadas diminuiu trânsito de caminhões nas vias de Jacareí 

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, comunica que a plataforma online utilizada para Cadastro de Carga Pesada (CCP) foi atualizada e já está disponível clicando aqui. O cadastramento e pedido de autorização também podem ser feitos pelo aplicativo “Observa Monitoramento Viário”, disponível nos sistemas Android e IOS. 

Vale destacar que as autorizações efetuadas anteriormente permanecem mantidas e são válidas pelo prazo descrito em cada uma. Até o momento, quase 19 mil caminhões constam como devidamente cadastrados no sistema. 

A principal motivação da Rota de Cargas Pesadas é coibir a fuga de caminhões dos pedágios por dentro de Jacareí, tráfego pesado que deteriora o asfalto das ruas, sem trazer nenhum benefício para o município. Em caso de dúvidas, um vídeo tutorial produzido pela Secretaria de Mobilidade Urbana do município demonstra como efetuar o cadastro e a solicitação de autorização. A Rota de Cargas Pesadas foi regulamentada por meio do Decreto Municipal 247/2017 e complementada pelo Decreto Municipal 1.085/2020 e Decreto Municipal 359/2022.

Dentre os muitos bons resultados, destaca-se a redução de 62% no número diário de caminhões que circulam na área urbana do município. A contagem dos caminhões, em junho de 2017, registrou a média de 7.500 caminhões por dia e, na mais recente contagem, ficou em 2900. Além disso, a organização deste tráfego proporcionou melhor segurança encerrando o ano de 2022 sem nenhum óbito no trânsito envolvendo caminhões.

São 35 km de rotas de cargas pesadas, sem restrição de tráfego: Avenidas Lucas Nogueira Garcez, Getúlio Vargas, Malek Assad, Castelo Branco, Nilo Máximo, Avenida do Cristal e Rodovia Euryale de Jesus Zerbine. 

É garantido também aos motoristas da cidade, que estejam retornando ao local de guarda do caminhão ou à sua residência, trânsito livre até o estacionamento durante os horários de pico. 

Caminhões de utilidade pública e combustível possuem livre circulação pelo município. Os prestadores de serviços que precisam realizar entregas na cidade receberão um alvará de circulação mediante o cadastro simplificado online, por um aplicativo, onde informa o número da nota fiscal que comprove a entrega do produto ou serviço na cidade. 

MAIs LIDAS