Os casais que sonham em ter um filho e encontram dificuldades na concepção do bebê procuram normalmente por dois tipos de ajuda: a ajuda médica e a ajuda espiritual, mas esquecem de algo imprescindível nessa jornada. A ajuda terapêutica. Não que esta seja mais importante ou melhor que as duas primeiras, mas ela tem um grande peso nesse processo e pode ser a peça-chave que ajuda a destravar essa jornada que pode ser muito dolorosa para alguns casais.
Existem algumas perguntas fundamentais que devem ser feitas quando se trata do aspecto emocional, psíquico, e transgeracional de um casal com o objetivo de passar a vida adiante. São elas:
O casal está realmente alinhado nessa decisão ou existe uma parte que quer mais do que a outra?
Existe algo ocupando o lugar desse bebê? Um projeto na carreira a ser concluído? Uma doença na família?
O homem ou a mulher tiveram que cuidar de um irmão ou irmã quando ainda eram muito pequenos?
Existiram muito abortos no sistema familiar do casal?
Filhos foram dados em adoção nas gerações anteriores a dos pais?
Qual é o perigo de engravidar?
Quando o casal não engravida, eles ficam igual a quem do sistema?
Estão compensando o quê ou por quem?
Essas e outras perguntas podem ser feitas a partir de uma investigação, incluindo a elaboração da árvore genealógica desse casal para que um levantamento seja feito na história familiar de ambos. Dessa forma fica mais fácil chegar a um denominador comum.
Quando se traz para a consciência os emaranhados do casal que podem ser os impeditivos de uma gravidez, chega-se mais perto da concretização desse sonho.
Só aqueles casais com uma postura mais adulta serão capazes de ultrapassar algumas barreiras nessa caminhada. É preciso, antes de mais nada, uma permissão interna tanto no homem quanto na mulher para que o bebê encontre espaço para chegar!
Portanto, para quem vive essa realidade, é sempre bom lembrar que começando pelo aspecto terapêutico, essa caminhada pode se tornar menos demorada e mais consciente.
Ana Luiza Marangon é Terapeuta Sistêmica e Integrativa, especialista em Constelação Familiar, formada em Economia Doméstica pela Universidade de Viçosa-MG. @ana luiza.marangon / tel:12.99747.1536
Empresa Jornalística e Cultural Semanário de Jacarei Ltda.
CNPJ: 20.128.966/0001-16
Diretora geral: Inez Valezi
Idealização/desenho: Inez Valezi
Design/produção: Matutar.com
Tel: 12- 98125.9297
Todos os direitos reservados.
Este é o WhatsApp do Semanário de Jacareí e Região, em que podemos ajudar?