Largo da Liberdade, 18 de março de 1888. Antes mesmo da data oficial da Abolição da Escravidão no Brasil, Jacareí já celebrava a libertação de seus últimos negros escravizados na Praça da Independência, antigo Largo da Liberdade, momento histórico que foi registrado pelo jornal “A Redempção”, o maior veículo de informação da imprensa abolicionista de estado de São Paulo na época.
No Brasil a Abolição da escravatura oficialmente aconteceu no dia 13 de maio de 1888, considerou livres aproximadamente 700 mil escravizados. Atualmente, pretos e pardos são 56% da população brasileira.
O Brasil foi o último país do continente americano a abolir a escravidão, e os negros libertos não receberam nenhum tipo de auxílio para sua integração na sociedade brasileira.
Entendendo a importância desta data, a Prefeitura de Jacareí, a Secretaria de Comunicação e Direitos humanos, por meio da Subsecretaria de Igualdade e de Direitos Humanos entregou no dia 18 de Março de 2023 o Monumento aos Abolicionistas de Jacareí, representando o fim da escravidão, na Praça da Independência, no São João, conhecida como Largo da Liberdade.
O monumento, com as correntes quebradas, marca no tempo e no espaço, o local onde os escravizados de Jacareí foram libertos no dia 18 de março de 1888.
Livro Abolicionismo
A história da abolição em Jacareí é relatada por Antônio Gomes de Azevedo Sampaio, farmacêutico e escritor português em seu livro “Abolicionismo”. Escrito em 1890, e relançado em março pela Prefeitura de Jacareí, trata-se de um importante registro histórico para compreender os processos da escravização no Vale do Paraíba, em especial, na cidade de Jacareí.
Empresa Jornalística e Cultural Semanário de Jacarei Ltda.
CNPJ: 20.128.966/0001-16
Diretora geral: Inez Valezi
Idealização/desenho: Inez Valezi
Design/produção: Matutar.com
Tel: 12- 98125.9297
Todos os direitos reservados.
Este é o WhatsApp do Semanário de Jacareí e Região, em que podemos ajudar?