O espetáculo resgata canções e histórias dos festivais de MPB. Uma viagem no tempo para ouvir as músicas e se transportar para as décadas de 1960 e 1970 e reviver momentos que entraram para história da MPB – e que dizem muito sobre o contexto social e político do Brasil.
O show é emocionante e necessário, pois traz de volta canções que marcaram a música popular brasileira, além de enaltecer compositores de Jacareí: Celi Redondo, Eliane Pescara, Marcelo Serrano, Rodrigo Lopes, Maysa Ohashi, André Braga, Pedro Maia/Lucas Andrade, Ricardo Pescara, Doris Mendes e Binho Pinto.
A Era dos Festivais acontece na quinta-feira, dia 3 de abril, às 17h30, no teatro municipal Ariano Suassuna. A entrada é solidário é um item de limpeza (detergente, cloro, etc.) que deve ser trocado pelo ingresso na bilheteria do teatro.
Histórico:
Os Festivais de Música Brasileira foram uma série de concursos de canções originais e inéditas transmitidos por algumas emissoras de televisão brasileira entre os anos de 1965 a 1985. Esses festivais consolidaram a música popular, além de revelar e consolidar grandes compositores e intérpretes da música brasileira (Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Geraldo Vandré, Nara Leão, Edu Lobo, Jair Rodrigues, Tom Jobim, Oswaldo Montenegro, Jessé , Guilherme Arantes, Amelinha, Vanusa, Maria Alcina entre outros).
Nessa época (décadas de 1960 e 1970) o Brasil vivia sob o regime político ditatorial militar, que por meio de seu autoritarismo e repressão, mantinha o controle em vários aspectos da vida social brasileira, principalmente na área da cultura (música, teatro, cinema e literatura). Apesar de toda vigilância, repressão e perseguição dos agentes do DOPS em todas as áreas ligadas à cultura, surgiram várias formas de protestos contra o regime militar. Na música, em especial, surgiram canções de cunho social e de protestos, que chegaram a uma grande parcela da população devido principalmente à participação desses músicos e canções nos grandes festivais realizados pelas emissoras de televisão. Esses festivais eram realizados principalmente na cidade de São Paulo, sendo transmitidos a várias regiões do país, atingindo elevada audiência. Devido a grande participação do público, que torcia de forma apaixonada por suas canções e intérpretes favoritos, esses festivais – assim como os compositores e intérpretes que deles participavam – passaram a ser sistematicamente vigiados pelos agentes DOPS, como passíveis de subversão contra a moral e o sistema nacional. (fonte: Wikipédia)
Empresa Jornalística e Cultural Semanário de Jacarei Ltda.
CNPJ: 20.128.966/0001-16
Diretora geral: Inez Valezi
Idealização/desenho: Inez Valezi
Design/produção: Matutar.com
Tel: 12- 98125.9297
Todos os direitos reservados.
Este é o WhatsApp do Semanário de Jacareí e Região, em que podemos ajudar?