“A diferença entre o remédio e o veneno é a dose”

A frase atribuída ao alquimista Paracelso é, sem dúvidas, um pensamento para termos em mente ao longo desta semana… Afinal, nossa carta foi a Temperança.

Na ilustração da carta, uma sábia curandeira dosa as medidas certas para sua poção. Um pouquinho dali outro bocadinho daqui…

Essa é a carta da Temperança: a carta do equilíbrio, que “vai com calma” e está sempre em busca das medidas certas.

Nesta semana, somos convidados a pegar o caminho do meio…

Você não precisa ser aquela pessoa “só racional” e nem “100% emocional” – você pode usar a lógica e o coração ao mesmo tempo, pesando ambos em suas escolhas.

Você não precisa ser aquela pessoa que vai “com muita sede ao pote” e nem aquela que fica “parada esperando as coisas acontecerem” – você pode se movimentar com constância, um passo de cada vez.

Você não precisa “gritar” o tempo todo e nem “se calar e engolir” – sempre há a possibilidade de dialogar.

Você não precisa “ir sempre pela opinião alheia” e nem “tapar os ouvidos para o que outros dizem” – há sempre a possibilidade de escutar o que pessoas que você admira têm a dizer e somar ao seu próprio ponto de vista.

Nem “só pensar em si” e nem “só pensar nos outros”: ajudar quem nos cerca dentro dos limites saudáveis.

Nem “brigar severamente” e nem “passar a mão na cabeça”: chamar a atenção e ensinar.

Esses são exemplos que nos lembram que a Temperança é calma, harmoniosa e amena… E o desafio que ela nos propõe para os próximos dias é justamente a MODERAÇÃO.

Nesta semana, tente ir pelo caminho do meio, sem pecar pelo excesso e nem pela falta. Tenha cuidado ao assumir posturas muito radicais, pois a vida nos prega peças em relação a isso e a gente acaba “pagando a língua”. Busque também refletir sobre as áreas da vida nas quais você poderia ser mais flexível.

Esteja em paz com aqueles que te cercam – mas não adianta buscar a serenidade apenas do lado de fora, ela vai precisar vir de dentro também. Então, pergunte-se: você está em paz consigo?

Se encontrarmos, antes de mais nada, essa tranquilidade dentro de nós mesmos, nossa semana será tranquila.

MAIs LIDAS