A comédia Noite de Reis, de Shakespeare, estreia (5 de agosto) na Sala Mário Lago, em Jacareí

Cena de Noite de Reis com Rafael Moreno

A peça Noite de Reis, de William Shakespeare, chega em Jacareí, no sábado, dia 5 de agosto às 21h e no domingo, dia 6, às 19h. Essa é a quarta montagem da ShakeCena Cia. de Pesquisa Teatral, composta por jovens atores profissionais, com a participação do ator e modelo internacional, o jacareiense Rafael Moreno, e também o destaque nesta montagem para Armando Filho no papel do mordomo Malvólio, e coordenada pela atriz e diretora Eliete Cigaarini.

A Sala Mário Lago, fica na rua Barão de Jacareí, 122 no centro. É necessário a retirada do ingresso na bilheteria do teatro uma hora antes do início do espetáculo por ordem de chegada. Indicação é para 12 anos.

Noite de Reis foi escrita na primeira década do século XVII e está na lista de suas 16 comédias mais montadas em todo o mundo.

O autor, William Shakespeare, situa sua trama na fictícia cidade de Ilíria, com pequena menção de encontrar-se nos arredores do Mar Báltico – fato este que sempre possibilitou montagens atemporais e sem localização precisa de onde e quando se passa a história.

A peça é uma das mais montadas no mundo inteiro conservando-se como um grande clássico da dramaturgia shakespeariana, devido a atualidade com que as tramas são conduzidas e sua atemporalidade temática.

Em Noite de Reis há forte identificação com temas como o empoderamento feminino, a identidade de gênero, mulheres que se passaram por homens para galgarem um espaço na sociedade, o abuso do pequeno poder, a corrupção para ganhar vantagem sobre o outro, a ilusão das paixões dos relacionamentos amorosos.

A direção e adaptação é de Eliete Cigaarini, que tem um intenso currículo, entre eles é Licenciada em Letras – Inglês/português e pós-graduada em Linguagens da Arte – Teatro, Música, Dança e Artes visuais – pela Universidade de São Paulo – USP.  Em 2023, completa, 38 anos de carreira, entre trabalhos profissionais no teatro, cinema e televisão, como atriz, diretora e professora de interpretação teatral.  Seus últimos trabalhos como atriz no teatro foram, Divórcio (2019), texto e direção de Otávio Martins, Quando Tudo Estiver Pronto (2019), direção de Isser Korik, o musical My Fair Lady (2016), direção de Jorge Takla e Tribos (2013 a 2015), direção de Ulysses Cruz, projeto do ator Antonio Fagundes.

MAIs LIDAS