A CIDADE NO TEMPO – Benedicto Sergio Lencioni – MAIO – 2023

Benedicto Sergio Lencioni

14/maio 1883 – Requerimento do Fiscal sobre o alinhamento que Gabriel José da Rocha pede de seus terrenos além da ponte e não tendo base certa que deva seguir esse alinhamento, por isso pede para a Comissão dar seu parecer sobre o dito alinhamento. A Comissão de Obras Públicas é encarregada de dar parecer no requerimento do Fiscal desta Câmara em que pede ordem para resolver sobre o alinhamento pedido pelo senhor Gabriel José da Rocha nos terrenos que possui além da Ponte e no largo do mesmo nome.

Tendo ido ao lugar indicado, é de parecer que o Fiscal dê o alinhamento sobre as seguintes bases: o alinhamento projetado será tirado da casa de José Pinto Teixeira Bastos por ser o único prédio construído que oferece melhor vista, visto que o prédio de Leocádio de Silveira Cortez dando um ângulo obtuso vai fechar a rua na sua maior extensão. Que a rua projetada tenha de largura cem palmos e fazendo paralela com a casa de José Pinto Bastos, Laudelino José de Moraes, Diogo de Araújo Ferraz Sobrinho. Sendo apresentado e lido o presente parecer Presidente pôs em discussão e não havendo contestação alguma, a Câmara resolveu que o alinhamento no lugar indicado fosse feito de conformidade com o parecer da Comissão e autorizou o Fiscal para assim proceder.

Resolveu mais a Câmara que a terra dos muros que foram do Rancho Grande, que estão no lugar do alinhamento aí se conservasse à disposição da mesma Câmara a menos que o proprietário dos terrenos a edificar não se comprometa a dar de terras suas e do mesmo lugar ou outro mais próximo, quantidade igual àquela do que se utilizar.

Obs. Este importante documento registra o trabalho de arruamento em 1883. Enquanto hoje existem modernos aparelhamento eletrônico que registra distâncias, ângulos e outras complexas medidas específicas da topografia, naquele tempo o serviço era realizado por pessoas sem maiores estudos. As medidas em palmos e pés eram práticas e únicas. O sistema métrico custou ser implantado e sua data aqui em Jacareí consta do livro em preparo CRONOLOGIA DE JACAREÍ.

É interessante constatar-se que a Comissão de Obras Públicas da Câmara Municipal tinha sido criada recentemente, pois antes existiam apenas duas comissões a Permanente e de Contas.

Esta é uma das justificativas do porque as ruas antigas das cidades históricas apresentam-se tortuosas e irregulares no seu traçado. É interessante também os nomes antigos de certas ruas como Rua Direita, Rua da Palha, Rua Cubatão e outras tantas que o falecido memorialista JOBANITO mencionou em suas notáveis crônicas.

Para se aprender a LER e se habituar com a LEITURA.
Numa hora do dia que você escolher, sempre no mesmo local, quieto, sente-se e leia. Faça isso todos os dias e você criará um hábito sadio. Ensine isso também ao seu filho. Apenas 15 minutos, todos os dias.

MAIs LIDAS