A CIDADE NO TEMPO – Benedicto Sergio Lencioni – JUNHO

Benedicto Sergio Lencioni

3/junho 1862 – Em sessão ordinária presidida por Leitão foi lida uma Portaria do Exmo. Presidente da Província datada de 29 de abril pp. agradecendo a esta Câmara em nome do Imperador o Sr. D.P.2º (Dom Pedro Segundo) a felicitação que esta Câmara lhe dirigiu no dia 30 do mês de março por intermédio da Comissão que esta Câmara nomeou para representar-lhes na solenidade de inauguração da Estátua Equestre voltada à memória do Sr. Pedro I.

4 – 1862 – Em sessão ordinária presidida por Leitão foi lido um requerimento do Dr. Candido José d’Andrade pedindo pagamento das custas do processo que foi instaurado contra o mesmo e que a __________ condenou esta Câmara nas custas que são 118$575 réis. A Câmara mandou o Procurador pagar assim que tiver dinheiro.

5 – 1864 – É realizada eleição de um membro para a Assembleia Provincial. É eleito o Coronel Joaquim Antonio de Paula Machado, com 32 votos.

6 – 1862 – Em sessão presidida por J.C.G. Leitão o vereador Cardoso indicou que a Câmara chamasse o Vereador Alves Machado e se ele por doente não pode comparecer que participe a Câmara a fim de que a Câmara possa chamar o imediato.

7 – 1935 – O jornal Correio de S. Paulo publicou a notícia: “Furtou em Jacareí e foi preso em S. Paulo – O ladrão foi enviado com a bicicleta furtada para sua cidade de origem. José Gonçalves de Oliveira é um ladrão que opera em Jacareí e adjacência. Há dias furtou uma bicicleta daquela cidade e se pôs a pedalar com vontade, vindo parar nesta Capital. Não contava porém com os meios de comunicação da polícia. Mal tinha chegado e já uma turma de inspetores da delegacia de Furtos que andava à sua espera, segurou-o conduzindo-o ao gabinete de Investigações, onde foi prontuariado e entregue à Delegacia de Capturas, que providenciou imediatamente o embarque do rapaz acompanhado da bicicleta furtada para Jacareí. (Correio de S. Paulo, 07/6/1935)

8 – 1949 – Estréia o Circo Bandeirante.

9 – 1878 – O padre José Herculano da C. Brito há de rezar amanhã, segunda feira, 10 do corrente, às 9 horas, na igreja de São Francisco de Paula, uma missa de sétimo dia, por alma de D. Dina Maria da Conceição Leitão, de Jacarehy, oração que manda celebrar uma pessoa grata à memória e à família da finada.


(Jornal do Commércio,09 de junho de 1878)

No 2º semestre do ano será lançado o primeiro volume da Cronologia de Jacareí, compreendendo o período de 1861 a 1870. Será o primeiro volume de um total de 5, que se inicia em 1652 e vai até o ano 2000 – um total de 1.300 páginas, indicando a fonte de cada informação. Uma obra com mais de 50 anos de pesquisa.

MAIs LIDAS