1º/junho – 1884 – Termo de contrato assinado para obras na quarta quadra do mercado. “Termo de contrato que faz José Alves das Neves com a Câmara Municipal desta cidade. Na Sessão de 26 de maio do corrente ano, o vereador Tenente Coronel Delfino Martins de Siqueira, indicou para ficar o Presidente da Câmara autorizado a fazer o dito contrato. Pela Câmara foi aprovado. Pela Câmara foi aprovado, sendo pela forma seguinte.
Aos 1º de junho do ano do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil oitocentos e oitenta e quatro, no Paço da Câmara Municipal, presente o Presidente da Câmara, Capitão Francisco Lopes Chaves e José Alves das Neves, declarou que se obrigava pelas obras da quarta quadra do Mercado até cobrir o portão da frente os terrenos do Capitão Cardoso; sendo em madeiramento e coberta de madeiras e telhas de primeira qualidade, isto é madeira de lei, com três quartos nos fundos em frente o pasto da Câmara, com baldrames de tijolos para formar as paredes, tendo em cada quarto uma janela e alizares e tomará até o peitoril de tijolos, e cada quarto terá uma porta que ficará em frente ao corredor do largo, as portas e janelas com fecho (ilegível) e fechaduras superior na três portas, com as paredes somente barreado, inclusive um portão de folhas de almofada, e as frisas de ferro de qualidade superior pela quantia de 2:020$000 – dois contos e vinte mil réis, com o prazo de quatro meses para conclusão e entrega das referidas obras, contando-se do dia da entrega das obras do primeiro contrato que consta a fls. 3 deste livro. O pagamento das obras acima mencionadas será efetuado no mês de agosto de 1885 (mil oitocentos e oitenta e cinco). Ficam encarregados ______ das madeiras, telhas e construções das obras acima declarado, a Comissão de Obras Públicas, os vereadores Dr. Cezário Alves da Silva Ramos, José Fortunato da Silva Ramos e Diogo de Araújo Ferras Sobrinho. Em firmeza do que e para constar se lavrou este termo, que vai assinado pelo Presidente da Câmara e José Alves das Neves. Eu Benedicto Rodrigues da Silva, secretário a escrevi e assino.
2/junho 1881 – O prefeito Pompílio Mercadante diz que, “atendendo o pedido do Diretor do Tiro de Guerra, mandou cunhar 3 medalhas para serem distribuídas aos atiradores por ocasião do concurso realizado a 25 de maio último, importando em 70$000”. A Câmara autorizou. Continuando sua palavra disse que “adquiriu mais uma carroça para os serviços da turma e outros, bem como dois excelentes muares, aquela (___) e estes por 400$000”. A Câmara aprovou.
No 2º semestre do ano será lançado o primeiro volume da CRONOLOGIA DE JACAREÍ, compreendendo o período de 1861 a 1870 – primeiro volume, de um total de 5. A cronologia inicia-se nas primeiras décadas de 1600 e vai até o ano de 2000. Os fatos mais importantes que fizeram nossa História.
São mais de 1.300 páginas com indicação das fontes e bibliografia, resultado de mais de 50 anos de pesquisa. Uma obra inédita e completa que não poderá faltar em sua casa ou escritório.
Empresa Jornalística e Cultural Semanário de Jacarei Ltda.
CNPJ: 20.128.966/0001-16
Diretora geral: Inez Valezi
Idealização/desenho: Inez Valezi
Design/produção: Matutar.com
Tel: 12- 98125.9297
Todos os direitos reservados.
Este é o WhatsApp do Semanário de Jacareí e Região, em que podemos ajudar?