A CIDADE NO TEMPO: Benedicto Sergio Lencioni – JUNHO – 2023

10/junho 1775 – Passa por esta Vila, procedente do Rio de Janeiro, o Capitão-general Martim Lopes Lobo de Saldanha, designado para governar a Capitania de São Paulo (56- “Gazeta…”). Pernoita na aldeia de Nossa Senhora da Escada.

11 – 1861 – Sob a presidência de Leitão foi lido edital remetido pelo Secretário de Governo pondo em concurso as cadeiras vagas de ambos os sexos.

12 – (Quinta-feira) – 1947 – Visita Jacareí o Dr. Miguel Reale, Secretario de Justiça do estado de São Paulo, acompanhado do Dr. Cândido Motta Filho, diretor do Serviço Social de Menores e do Dr. Flávio H. Pucci, funcionário da Secretaria da Justiça, para estudar o retorno das atividades da Escola profissional Agrícola Mista Industrial Cônego José Bento.

13 – 1866 –  Livro 6 – Criado em virtude da Lei 1237 de 29 de setembro de 1864 e do Decreto3453, de 26 de abril de 1865 – Transcrição do penhor de escravos pertencentes às propriedades agrícolas, celebrado com cláusula – constitui artigo 6º, § 6º da Lei, etc. “Não pode sair do Cartório, digo do Escritório se não for caso de força maior, e ali se farão todas as diligências que exijam na apresentação, sejam judiciais ou extrajudiciais. Jacarehy, 13 de junho de 1866 – Juiz de Direito da Comarca – João Ignácio da Mota.

14 – 1861– A Comissão de Contas apresentou o seguinte parecer: A Comissão de Contas, dando o seu parecer sobre o balancete apresentado pelo procurador da Câmara, achou legal. O mesmo procurador forneceu à Comissão uma nota das reses que tem cobrado desde o dia primeiro de julho ao último de dezembro de 1860, em número de 62, mas esta Comissão fazendo minuciosamente a conta de 3 reses por semana, que pelo menos se conta no açougue desta cidade devia o procurador ter arrecadado o direito de 77 reses e não 62 como deu, havendo uma falta de 15 pelo menos. Quanto a arrecadação de janeiro até o dia 12 do corrente, pela mesma nota, mostra o procurador ter recebido o direito de 61, quando deviam ser termo médio 70 unicamente dos marchantes José Ignácio de Almeida e Oliveira, havendo uma diminuição de 9. A Comissão é, portanto, de parecer que o Fiscal tenha um caderno em que todas as vezes que qualquer pessoa corte reses, ele vá tomando nota dos nomes das pessoas, corta, dia e número das reses, a fim de não haver monopólio da parte dos marchantes como tem havido até aqui. A Comissão fez ver a Câmara que no Balancete apresentado pelo procurador, não se acham os direitos das reses deste trimestre.

CRONOLOGIA DE JACAREÍ
  No segundo semestre deste ano uma obra que exigiu mais de 50 anos de pesquisa. O primeiro volume será de 1861 – 1870, com mais de 200 páginas

MAIs LIDAS