A CIDADE NO TEMPO: Benedicto Sergio Lencioni – Julho/2023

11/julho 1864 – Foi formada a Comissão Permanente por escrutínio secreto e saíram com mais os Srs. Godoy, Paula Machado e Oliveira Preto com 4 votos cada. Para a de Contas o Sr. Dias de Moraes, com 4 votos. Na sessão do dia 12 o Presidente (Leitão) nomeou o Sr. Andrade e Câmara para a Comissão de Contas, conjuntamente com o Sr. Dias. A Câmara aprovou.

12 -1975 – Realiza um jogo-treino em Jacareí com o Trianon Clube, a Seleção Brasileira de Basquete, para a 1a. Copa Internacional.

13 – 1717 – O Governador da Capitania do Rio de Janeiro, Antônio de Brito Menezes, em carta desta data, ao ouvidor-geral Rafael Pires Pardinho, acusa o recebimento de suas cartas de 8 e 9 de março do mesmo ano, sendo que, na segunda, o ouvidor declara ser possível conseguir-se a prisão do régulo Bartolomeu Fernandes de Faria, por via do governador da Praça de Santos.

14 – 1864 – Em sessão ordinária presidida por João da C. G. Leitão, por sua indicação a Câmara oficiou ao Exmo. Governo pedindo que mande pôr à disposição do administrador da estrada que segue do Paraibuna ao alto da Serra a quota que a Assembleia pp. decretou a fim de aliviar os povos de pagarem à particulares, passagem por canoas e ainda o risco que correm os animais nessa passagem e que o tempo é bom para esse serviço e está próxima a remessa dos cafés deste ano.

15 – 1876 – O vereador Oliveira Preto indicou que se autorizasse o Procurador que logo que tivesse recebido dinheiro que pagasse a João da Costa Gomes Leitão a quantia tirada pelo mesmo Oliveira Preto com autorização desta Câmara para as despesas do Mercado e mais obras públicas cuja indicação foi aprovada.

16 – 1898 – Jacarehy- Parece que vai ser estabelecida uma linha de bonde a vapor que, partindo desta cidade, vá a Paraybuna passando por Santa Branca.

(O Estado de São Paulo – 16/7/1898- sábado)

17 -1868 –  A Comissão encarregada  Azevedo e Oliveira Preto, de marcar os limites da Cidade apresentou à Câmara as demarcações seguintes:1) da porteira das Pitas a esta cidade; 2) do Cemitério novo para a cidade; 3) da última casa do Cassununga para a cidade; 4) da ponte do Paraíba para a cidade; 5) da chácara do Moutinho para a cidade. A Câmara aprovou.

EM AGOSTO:  CRONOLOGIA DE JACAREÍ1861-1870 – o primeiro volume de uma série de 5, num total de mais de 1200 páginas, resultado de50 anos de pesquisa. A fonte da coluna semanal JACAREI NO TEMPO.

Benedicto Sérgio Lencioni é professor, historiador, advogado, pintor, escritor e político de Jacareí. Escreveu diversos livros sobre a história da cidade. Foi vereador por duas legislaturas e posteriormente também foi prefeito por dois mandados.

MAIs LIDAS