8/julho –1864 – Escravos fugidos – Fugiu há um mês de Jacareí um casal de escravos pertencentes a João Bicudo de Brito os quais consta que tem estado na linha férrea e ora nesta cidade, quem os mesmos pegar e depositar na cadeia desta Capital e avisar o seu senhor para manda-los buscar receberá por cada um a quantia de 50$000.
Os ditos escravos têm os seguintes sinais: Bento idade 30 anos, pouco ou mais, altura regular, olhos muito vivos, bons dentes, cor não muito preta, cheio de corpo, pouca barba, fala bem, e anda com um jaquetão de pano. Desconfia-se que dá o nome trocado.
Maria, 25 anos, mais ou menos, altura regular, tem cabelo, bons dentes, cor muito preta, cheia de corpo e fala bem. Tem dado o nome de Luiza ou Luzia. Ambos dizem ser de nação.
9/julho 1875– Foi lido relatório do Fiscal. Foi à Comissão Permanente. Foi lido requerimento de Júlio de Souza Magalhães pedindo a restituição do imposto de um porco que foi vendido em hasta pública. Foi à Comissão Permanente.
10/julho 1877 – A Câmara deliberou que fazer por expensas suas a iluminação da cidade, e para esse fim nomear um empregado que conserte as lamparinas e ponha os vidros que faltarem; e tomar conta da fiscalização dos lampiões pagando 230$000 no fim do ano financeiro e sendo proposto o Sr. José Bento Galvão para dito emprego, este aceitou com as condições que a Câmara lhe ordenar para o bom desempenho e asseio dos lampiões.
A Câmara determinou pagar a quantia de 10 por 100 (100%) a pessoa que quiser se encarregar do fornecimento de querosene, pavio, vidros e pagar mensalmente os camaradas; que será obrigado a descontar tri mensalmente e no fim do ano financeiro, a Câmara lhe pagará juntamente com o prêmio estipulado em conta corrente das quantias que for dispendido e para esse fornecimento mandou proposta ao Sr. Augusto Bento Roiz.
(idem)
Benedicto Sérgio Lencioni é professor, historiador, advogado, pintor, escritor e político de Jacareí. Escreveu diversos livros sobre a história da cidade. Foi vereador por duas legislaturas e posteriormente também foi prefeito por dois mandados.
Empresa Jornalística e Cultural Semanário de Jacarei Ltda.
CNPJ: 20.128.966/0001-16
Diretora geral: Inez Valezi
Idealização/desenho: Inez Valezi
Design/produção: Matutar.com
Tel: 12- 98125.9297
Todos os direitos reservados.
Este é o WhatsApp do Semanário de Jacareí e Região, em que podemos ajudar?