A CIDADE NO TEMPO – Benedicto Sergio Lencioni: JULHO – 2023

5/julho 1792 – O Capitão-general Bernardo José de Lorena, Governador da Capitania, oficia à Câmara da vila de Jacareí, determinando o envio, para São Paulo, de proposta contendo três nomes de pessoas, a fim de ser escolhido o sucessor do falecido Capitão-mor das ordenanças da vila, Lourenço Bicudo de Brito.

6 – 1875 – A Câmara oficiou ao Sr. João da Costa Gomes Leitão pedindo que forneça a quantia de 4000$000 para a feitura dos Pontilhões do Aterrado da Ponte do Parahyba, visto ele ter se oferecido para adiantar essa quantia para o momento que a Câmara receber a dita quantia fazer-lhe pagamento. Pedindo dar os 4:000$000 ao membro da Comissão encarregado dessa obra, Oliveira Preto.

7/ –  1968 – 9:00 horas: Na Praça Conde Frontin – Chegada da Caravana da Sociedade Veteranos de 1932 M.M.D.C. com os despojos dos HERÓIS exumados no Rio de Janeiro e São José do Barreiros sob a chefia dos Veteranos Dr. José Paranhos do Rio Branco, tenentes Elvimedorach P.C. Carvalho Ed Roberto de Oliveira Bessa, da Força Pública, Diretor de Exumação e Transladação e do Departamento da Juventude da Sociedade, respectivamente e subinspetor Waldir Agenor Brambilia, da Guarda Civil. O programa consta de 9:05 horas – chamada dos HERÓIS. a) Ritual da Sociedade, fazendo entrega dos despojos dos heróis exumados às autoridades civis, militares, eclesiásticas, veteranos de 32, comissões e povo em geral; b) Toque de Marcha Batida, pelo corneteiro mós da Sociedade, Elias dos Santos Oliveira; c) Hino “Paris Belfort” executado pela Corporação Musical União Operária de Jacareí; d) Bênção dos Despojos; e) Alocução do presidente do DSV-32 MMDC de Jacareí, capitão Waldomiro Dantas Cortez; f) Homenagem da Juventude de Jacareí: 9 (nove) moças, cada uma delas conduzindo 9 (nove) flores, depositá-las-ão nos ataúdes – declamação do poema “Herói desconhecido” pela senhorita Ana Rosa da Costa, diretora da Seção Feminina do DSV-32 MMDC de Jacareí; g) Alocução do senhor José Cristóvão Arouca, DD. Prefeito Municipal de Jacareí, em homenagem aos heróis exumados e fazendo entrega dos despojos à Caravana. H) Ritual de Recebimento da Sociedade Veteranos de 32 M.M.D.C.; f) Partida da Caravana para São Paulo.

 Jacareí, 01 de julho de 1968. A) José Cristóvão Arouca – Prefeito Municipal; Aldo Lopes da Costa – Presidente da Câmara Municipal; Waldomiro Dantas Cortez – Presidente do DSV-32MMDC de Jacareí.

Benedicto Sérgio Lencioni é professor, historiador, advogado, pintor, escritor e político de Jacareí. Escreveu diversos livros sobre a história da cidade. Foi vereador por duas legislaturas e posteriormente também foi prefeito por dois mandados.

MAIs LIDAS